Usar aparelho fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Não só em questão de escovar os dentes da maneira correta, mas também em tomar cuidado com as várias pecinhas que habitam sua boca. São elas as responsáveis pela transformação do seu sorriso. Quando se está em tratamento ortodôntico, muitas atitudes corriqueiras precisam ser revistas pelo sucesso do seu tratamento. Mas com dedicação você consegue. Que tal um incentivo para pensar no assunto? Separamos 4 hábitos que atrasam este ciclo e que muita gente ainda pratica.

1- A má higiene bucal

Realizar a higiene bucal durante um tratamento ortodôntico costuma ser mais demorado. São muitas peças que fazem parte do seus dentes agora. Mas isso não é desculpa para não fazer. Com tantos elementos extras para se preocupar, a faxina precisa ir além da escovação. Utilizando o fio dental específico para pacientes ortodônticos, fazendo o uso da escova interdental para tirar o acúmulo de placa dos dentes e bráquetes e finalizando com enxaguante, você consegue manter o equilíbrio do sorriso. Com esse cuidado, você evita passar por tratamentos odontológicos, como restauração de lesões cariosas.

2- Quebrar uma peça do aparelho

Quem nunca comeu pipoca ou outro alimento crocante e veio a perder uma peça do aparelho fixo? E ainda tem aquela pessoa que vai correndo para seu dentista corrigir a pecinha solta, mas jura que só estava tomando sopa, né? Esse é um problema que comumente acontece com os pacientes e é uma das maiores causas para o atraso do tratamento. Por isso é importante seguir todas as recomendações do seu ortodontista. Ir às consultas de manutenção e evitar alimentos ou traumas que ocasionem este acidente é primordial. Usar protetor bucal para praticar esportes ou atividades físicas é uma boa atitude para proteger seu aparelho e dentes.

3- Comer alimentos duros

Alimentos saudáveis e com uma certa crocância, como a maçã, ajudam a manter o fluxo salivar na boca, prevenindo os dentes das cáries. Por outro lado, existem aqueles que não são nada nutritivos e ainda colaboram para uma lesão no dente ou a perda de um bráquete. Pé de moleque, maçã do amor, caramelo, entre outros, devem ser suspensos, pelo menos, durante o tratamento ortodôntico. Lembre-se: saborear todos eles pode atrasar a retirada do aparelho e você vai ficar mais tempo privado de comer o que deseja. Colabore!

4- Faltar as consultas de manutenção

Pode ser por preguiça ou porque surgiu um compromisso bem em cima da hora. Ainda assim é preciso abrir uma exceção quando se trata da saúde do seu sorriso. Adiar as consultas de manutenção do aparelho só prolonga seu tempo de uso. Dê prioridade e visite seu ortodontista sempre que ele achar necessário. Não marque bobeira e leve o tratamento a sério.