Ao receber a notícia da gravidez, a futura mamãe passa por um turbilhão de emoções. Durante essa fase, começa também os cuidados para que a saúde de ambos esteja em dia. E você sabia que a cavidade bucal também precisa de atenção nesse momento? Muitos nem sabem mas a falta de cuidados bucais pode levar até mesmo ao parto prematuro. Para evitar esse e outros riscos é preciso ter as visitas regulares ao dentista e acompanhar o quadro durante esses meses. Para explicar a importância desse cuidado, o Sorrisologia conversou com a dentista Yara Moura Brasil sobre o assunto.

Dê atenção a sua saúde bucal durante a gravidez

Itens do quarto do bebê, pré-natal, presentinhos da família. São diversos os acontecimentos que caracterizam a espera do nascimento. Entre eles, você não pode deixar de ir ao dentista. “Durante a gestação, dentes e gengivas merecem atenção especial. Cuidar bem do sorriso é tão importante para você quanto para o bebê”, comenta a profissional. É preciso ter a atenção redobrada com o sorriso devido ao aumento da produção de alguns hormônios, que facilitam as inflamações da gengiva. Para as pacientes que já possuem uma tendência desse quadro, é necessário um cuidado especial.

Qual é a importância de consultar-se com o dentista durante a gravidez?

Segundo Yara, o odontologista irá indicar procedimentos que consigam manter a saúde bucal da grávida e evitar o aparecimento de infecções. “Um fato não muito conhecido é que inflamações gengivais estimulam a liberação de citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto”, alerta ela. Dessa maneira, caso a paciente esteja com um quadro de doença bucal como essa, a presença desse composto na corrente sanguínea pode levar ao nascimento do bebê prematuro e abaixo do peso. Por isso, é importante seguir as orientações e não deixar os cuidados com a saúde bucal de lado. “Tenha zelo redobrado na escovação, no uso diário do fio dental e no bochecho com produtos fluoretados é importante para evitar a gengivite gravídica (inflamação típica dessa fase)”, indica a dentista.

Fique prevenida de problemas bucais durante a gravidez

Assim como destacado acima, os cuidados com uma boa higiene bucal fazem a diferença nesse momento. “Se o dentista acompanha a mulher desde o início, fica mais fácil planejar essas avaliações com o menor risco possível, como uma profilaxia por exemplo”, esclarece Yara. Além disso, durante a gravidez não é recomendado que a paciente realize algumas operações e exames mais complexos, como o raio-x da boca no primeiro e terceiro trimestre. Para completar, mantenha a alimentação balanceada, pois continuar com os níveis satisfatórios de minerais ajudam na saúde tanto da mamãe como do bebê.