Se tem uma turma que adora um doce é a criançada. Bala, bombom, biscoitos recheados e todo o tipo de doçura é o cardápio preferido deles. Por isso, papais e mamães devem dobrar a atenção com a saúde bucal de seus filhos. Além de equilibrar a alimentação, é preciso cuidados como a escovação e uso do fio dental desde os primeiros anos de vida, item importante para que a criança cresça com dentes fortes e cheios de saúde. Para ensinar esse passo a passo, o Sorrisologia conta com a explicação da odontopediatra Simone Rocha.

Tudo começa com a ajuda dos pais

Os pais são eternos exemplos para seus filhos, incluindo na saúde bucal. Um grande aprendizado que você pode deixar para seus pequenos é de como usar o fio dental corretamente. Nada de entregar o fio na mão da criança e deixar que ela faça a higiene sozinha, é importante participar desse momento e orientá-la nas primeiras vezes para que não ocorra nenhum acidente. "Por volta dos 8 anos as crianças estão atentas e com a destreza manual mais apurada e já podem começar a utilizar o fio sozinhas".

O dentista pode apresentar o passa fio

Sempre existe um jeito bacana para estimular as crianças na limpeza bucal diária. Para facilitar todo esse processo de limpeza, Simone orienta o uso de um acessório que ajuda nos movimentos do fio dental: o passa fio, aquele que já vem com um pedaço do fio e o cabinho. "Para crianças bem pequenas os pais acabam preferindo utilizar esses pela praticidade e facilidade. A técnica de uso é igual a do fio comum, porém sem precisar cortar o pedaço".

Siga as recomendações do odontopediatra

A especialista dá a dica. "Recomendo a utilizar uma vez ao dia. Entre a passada de um dente para o outro, lavar o fio com água para que alguma sujeira grudada no fio não entre no espaço do próximo dente". Para que a higiene se torne mais refrescante, nada melhor do que usar a linha completa infantil com escova e pasta de dentes. Com esse kit o sorriso do seu filho ficará mais saudável e longe de doenças como a cárie dentária.

Junte a criançada e pratique a higiene:

1- Corte o fio dental com o tamanho de 30 cm. Um jeito fácil de medir o comprimento é pelo tamanho do antebraço.

2- Enrole o fio no dedo indicador de uma das mãos e deixe um pedaço solto por onde irá começar a passar.

3- Você pode começar ensinando a técnica usando o fio nos seus dentes primeiro ou utilizar em algum brinquedo que seu filho mais gosta.

4- Pratique movimentos de vai e vem, da mesma forma quando enxugamos as costas com uma toalha, com o fio na superfície proximal dos dentes.

5- Para não esquecer de passar em nenhum dente, comece a limpeza de trás para frente. Iniciando pelo último dente da arcada superior do lado direito até chegar nos parceiros bucais frontais. Faça o mesmo em todo o sorriso.