Na hora de se refrescar com aquele suco geladinho ou um delicioso sorvete de chocolate, todo o prazer desse momento foi interrompido por uma dor aguda em algum dos dentes. Apesar de passar logo em seguida, ela é bem incômoda e se não for tratada não vai embora sozinha, causando esse desconforto a todo instante. A chamada sensibilidade dentária é um problema muito comum e pode acontecer com qualquer pessoa. O Sorrisologia apresenta um novo vídeo para explicar tudo sobre esse tema.

O que é sensibilidade dental?

O dentista Sérgio Siqueira explica que a sensibilidade dental é a dor em um ou mais dentes da cavidade bucal. "Essa dor é causada pela exposição da dentina, uma estrutura amolecida que geralmente é recoberta por esmalte ou pela gengiva dos dentes". 

Como a sensibilidade é tratada?

Assim como qualquer outro problema bucal, o tratamento da sensibilidade começa quando há um diagnóstico adequado. Isso quer dizer que somente seu dentista pode confirmar essa quadro para então indicar a melhor forma de solucioná-lo. "Se o seu problema é uma dentina exposta ou uma parte da raiz exposta, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguatórios, controle da dieta e creme dental para sensibilidade. Em casos mais complexos, o tratamento envolve restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina", diz.

Comer alternadamente alimentos frios e quentes causam algum mal aos dentes?

O profissional conta que o exagero nunca é bom. "Alguém que toma um café quente e uma água gelada logo em seguida como hábito, causa microfraturas na estrutura do esmalte dental e isso pode ser prejudicial". Por isso, Sérgio indica evitar esses extremos no seu dia a dia.

Tomar antibióticos faz mal aos dentes?

Siqueira revela que essa é uma pergunta frequente nos consultórios dentários. Mas a boa notícia é que os antibióticos não fazem mal aos dentes que já estão na cavidade bucal. "Eles podem comprometer os dentes que ainda estão em formação, ou seja, uma mãe gestante pode ter problemas na formação dentária do bebê ou uma criança que ainda tem os dentes decíduos pode ter problemas de manchamento ou enfraquecimento dental". Fora essas condições, o antibiótico não é um vilão para seus dentes.

O que fazer para evitar a sensibilidade?

A sensibilidade pode ser evitada diminuindo o consumo de alimentos cítricos na sua dieta. "Alimentos como abacaxi, maracujá, laranja, limão ou pela presença de refrigerantes exagerada devem ser evitados. Ao diminuir o consumo destes você tem uma diminuição da sensibilidade e evita o aparecimento dela", conclui.