Você sabia que o banheiro é um ambiente, por natureza, altamente contaminado? E isso independe da sua conduta de limpeza. É claro que, para completar, muitas pessoas insistem em hábitos errados e nocivos à saúde nesse lugar, que contribuem para a proliferação de bactérias. Pode ser o uso de uma velha toalha pendurada no lavabo, a higiene dos objetos próximos já fica comprometida por conta dessas possíveis contaminações. No entanto, simples atitudes podem contribuir muito para a limpeza do banheiro e dos objetos que estão nele, como a sua escova de dente. O Sorrisologia separou informações importantes para você começar já.

Não deixe as janelas do banheiro sempre fechadas

Um dos motivos que contribuem para o banheiro ser um ambiente propício para a proliferação de bactérias é a umidade. O vapor dos chuveiros, principalmente, favorece para que a parede fique úmida. Este acontecimento acaba dando oportunidade para surgir bolor no local. Uma orientação é aplicar uma solução de 50% de água sanitária em água. E também, é importante deixar as janelas abertas vez em quando para a circulação do ar.

Feche a tampa do vaso sanitário para dar descarga

Através de um estudo, o diretor clínico de microbiologia, Professor Mark Wilcox, descobriu que a tampa do vaso sanitário levantada permite a disseminação de uma nuvem de bactérias pelo banheiro. Os respingos do líquido da privada após a descarga, por conta da pressão da água, podem transportar esses elementos nocivos, como os coliformes fecais, até 25 centímetros acima do assento. Além disso, eles ficam até duas horas pelo ar. Por isso, esse ambiente pode se tornar propício para o contágio de doenças.

Mantenha sua escova de dentes bem protegida

Além de contaminar os fios de cabelo e maçaneta da porta, as bactérias que saltam da descarga do vaso sanitário podem estar alcançando sua escovas de dentes. Já imaginou? Para quem possui o costume de deixar o item em cima da pia do banheiro, é importante mudar esse hábito - ainda mais se ela fica logo ao lado da privada. Diversos germes podem conseguir chegar até a sua escova com as cerdas expostas, instalando-se ali e chegando até a sua boca. É muito importante manter a tampa abaixada ao dar descarga, não permitindo que esses seres nocivos contaminem o ar e objetos. Além disso, guarde esses itens em locais protegidos e ventilados, como os armários.

Outros hábitos importantes para seguir

Não pense que é somente a escova de dentes que corre perigo. Os aparelhos dentais móveis deixados exposto no banheiro também são alvos para as bactérias. Assim também como o fio dental, todos os utensílios de higiene dental e outros podem estar sendo contaminados devido ao hábito de dar descarga com a tampa aberta. Além disso, vale ressaltar sobre um estudo da Associação Odontológica Americana (ADA - American Dental Association) que recomenda que a escova de dentes deve ser trocada a cada três meses, devido a perda de sua eficiência mecânica e a lavagem não ser mais suficiente.

O vídeo divertido do Manual do Mundo conseguiu te convencer a mudar esse hábito? Até porque, não tem nenhuma graça usar um ambiente e itens contaminados, certo?. Dê  adeus às  bactérias e germes.