Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe que todo cuidado é pouco para evitar se machucar com o acessório. A boa notícia é que existe um item eficaz para prevenir esses inconvenientes e proteger seus lábios e bochechas de qualquer ferimento que o aparelho fixo possa causar. Sem dúvidas, a cera ortodôntica é capaz de salvar o bem-estar bucal de qualquer paciente que está passando pelo tratamento. Mas como ela deve ser usada? Muita gente ainda tem dúvida sobre esse ritual. Para esclarecer e ensinar o passo a passo desse utensílio, o Sorrisologia convidou a ortodontista Francine Figueiredo.

O que a cera ortodôntica pode fazer pela sua saúde bucal?

Muita gente passa pelo tratamento ortodôntico sem saber de sua existência, mas a cera ortodôntica é a salvação de muitos pacientes nos primeiros dias com aparelho. Essa massinha bem flexível consegue manter a sua boca longe dos desconfortos comuns do acessório. "Ela é utilizada para prevenir ou proteger irritações ou aftas na mucosa bucal decorrentes da adaptação ao aparelho ortodôntico ou incômodo em caso de quebras de bráquetes ou fios", orienta a profissional.

Os modelos disponíveis no mercado

De acordo com a especialista Francine, existem dois tipos de modelos de cera ortodôntica no mercado. "Em cartelas com unidades individuais ou em bastões que devem ser colocadas de forma unitária, em porções de tamanho de uma ervilha sobre os acessórios ortodônticos", recomenda. Use apenas a quantidade suficiente para aderir e proteger a mucosa. Além de farmácias e lojas, você pode conseguir essa ferramenta com o seu dentista. Muitos profissionais deixam ceras disponíveis para os seus pacientes que estão começando o tratamento ou estão passando por alguns incômodos com o aparelho.

Os cuidados com a cera ortodôntica são simples

Mesmo não tendo muito mistério, é importante o paciente manter alguns cuidados ao administrar a cera ortodôntica. A dentista explica que a orientação quanto ao seu uso é bem simples. "Não necessita de cuidados especiais, apenas a remoção para higienização". E não deixe de fazer o mesmo antes das refeições para não engolir a massinha.

Usar a cera ortodôntica é bem tranquilo! Basta repetir o passo a passo

1) Descubra qual região da sua boca está vindo o incômodo.

2) Pegue um pedacinho da cera ortodôntica (tamanho equivalente a um grão de ervilha).

3) Coloque-o sobre a peça que está gerando o desconforto.

4) Certifique-se que a estrutura ficou bem coberta para não causar mais ferimentos.

5) Não deixe de tirar a cera nos momentos de higiene e alimentação.

6) Depois é só colocar uma nova no lugar.