O esmalte dentário é a primeira camada do dente. Ele fica localizado na parte externa de cada elemento e age como se fosse uma capa superprotetora da dentina e da polpa, regiões sensíveis da estrutura. Apesar de ser forte, existem alguns problemas bucais que o esmalte não consegue resistir, como a erosão ácida. Se a doença não for tratada, então, toda essa camada é destruída e o seu sorriso fica mais vulnerável a outras complicações bucais. Ninguém merece passar por essa situação! É por isso que preparamos algumas dicas bem simples para prevenir a erosão dentária. Você vai ver só como é fácil manter o sorriso saudável.

Troque os doces por um cardápio mais saudável

Sabemos que é bem difícil recusar um docinho, principalmente depois das refeições. Mas você pode diminuir a ingestão do açúcar na sua rotina, basta querer. Pense que você está fazendo um bem à sua saúde bucal e que essa substância é uma das maiores causas da erosão dentária. Mesmo não sentindo, o açúcar é ácido e, aos poucos, vai destruindo o esmalte dentário, inclusive quando não fazemos a higiene bucal após a ingestão. Substituir o chocolate de sempre por uma fruta, como a maçã, de sobremesa é uma boa escolha!

Consuma menos bebidas ácidas e mais água

As bebidas ácidas são bem frequentes no dia a dia. Quem não gosta de um refrigerante no almoço de domingo? De um suco de laranja no lanche? Ou tomar um vinho com os amigos depois do trabalho? Pois é, todas esses líquidos possuem uma acidez forte que pode, aos poucos, corroer a casca do esmalte dentário. Aí, você já sabe o que acontece, né? Os sintomas da erosão. Seus dentes vão ficar sensíveis, amarelados e com a borda transparente.

Escove os dentes no tempo certo após as refeições

Sabemos que após as principais refeições do dia, os dentes precisam ser escovados. Mas quanto tempo devo esperar para fazer esse ritual? Pode parecer um simples detalhe, só que demorar muito entre o término alimentação até a higiene bucal acaba causando o acúmulo de bactérias, o que significa a formação de doenças bucais, como a erosão dentária. Por este motivo, o tempo exato para fazer a limpeza é de até 30 minutos. Não passe da hora!

Use um bom creme dental para proteger o esmalte

Para manter o esmalte dentário mais protegido, inclua na sua higiene um creme dental com fluoreto de estanho. Essa substância reage com o esmalte, formando uma camada protetora no dente, o que dificulta a ação dos ácidos que encontramos no refrigerante, nos doces e em outros alimentos. Seguindo esses passos, fica mais fácil manter sua boca protegida!