Quem não deseja ter aquele sorriso branco? Isso é possível ao realizar um clareamento dental, que pode ser feito no consultório do dentista ou em casa. A técnica traz excelente resultados desde que seja acompanhada por um profissional da área. No entanto, para que seu efeito dure, é preciso manutenção e isso só é possível com cuidados diários, reavaliação dos hábitos e alimentação. O Sorrisologia conversou com o especialista Djalma Faria sobre o assunto que explicou melhor sobre cada um deles.

Mesmo após o clareamento dental, fique atento a coloração dos dentes

Fazer o clareamento dental e perceber os dentes clarinhos é muito bom. O problema é quando, na empolgação, o paciente esquece que não está imune a novas manchas. Isso porque, com o passar dos anos, os hábitos e a própria alimentação podem contribuir para os dentes começarem a pigmentar novamente. “Mesmo depois do tratamento é importante manter os cuidados necessários, possibilitando que o clareamento dure por mais tempo”, alerta o dentista.

Como é feita a manutenção do clareamento dental?

Para que a cor dos dentes continue do jeitinho que você sempre quis é preciso prestar atenção e seguir alguns cuidados no dia a dia. “No geral, alimentos e bebidas com corante e cores fortes devem ser evitados”, destaca o odontologista. Entre esses, podemos citar o café, vinho, refrigerante, açaí e beterraba. E ainda, para os pacientes fumantes, vale destacar que o hábito pode também prejudicar a manutenção do clareamento. “Esse cuidado evita manchas nos dentes que ficam mais expostos durante o tratamento”, completa.

Além dos cuidados com a alimentação, procurando opções saudáveis e evitando o excesso de corante, o paciente deve manter uma boa escovação e a limpeza da cavidade bucal. Para completar, conte com a ajuda da profilaxia dental realizada em consultório a cada seis meses, pois ela retira pontos de tártaro que uma limpeza normal não consegue fazer.

É possível realizar outro procedimento de clareamento dental?

Mesmo com a correria do dia a dia, alguns cuidados diários não devem ser deixados de lado. Todo paciente sabe da importância de realizar a higiene bucal correta, prevenindo-o de diversos problemas. Já aqueles que passaram pelo clareamento dental, também precisam prestar atenção em outros cuidados na sua rotina. Aqueles que não seguem as orientações acabam não mantendo o resultado durante o tempo que esperavam. “Caso o paciente não cumpra com os cuidados necessários para manter o clareamento dental, é possível que depois de alguns meses seja necessário realizar outro procedimento”, explica Djalma. Nesses casos, converse com o seu dentista para avaliar o quadro.