Quem já passou por um clareamento dental sabe todos os cuidados necessários antes, durante e, principalmente, após o procedimento para manter o resultado por muito mais tempo. O paciente sabe também que sensibilidade nos dentes pode ser uma das consequências na busca de dentes mais brancos. Contudo, é possível contornar esse quadro, não só buscando um dentista de confiança para realizar o procedimento, como seguindo todas as recomendações necessárias. Para explicar melhor, o especialista Djalma Faria falou ao Sorrisologia.

É verdade que o clareamento dental provoca sensibilidade?

Além de trazer resultados para a coloração dos dentes, o clareamento é um procedimento que beneficia a autoestima do paciente, deixando-o mais confiante ao sorrir e socializar. No entanto, o desejo do sorriso mais branco pode vir acompanhado de um leve incômodo. “A principal consequência de um clareamento dental são os problemas com a sensibilidade nos dentes”, destaca o dentista. Previamente ao procedimento, os pacientes são informados sobre esse possível sintoma. Segundo o profissional, a sensibilidade acontece devido a abertura dos poros do esmalte, causada pela ação dos clareadores. Dessa maneira, a dentina, região com nervos, fica exposta e mais sensível.

Fique tranquilo, é possível evitar a sensibilidade

O esmalte dentário é a parte do dente que caracteriza sua coloração. Por isso, é nessa região que o clareamento dental atua. Assim como destacado acima, em diversos casos os pacientes apresentam sensibilidade após o procedimento, já que a dentina, que fica atrás do esmalte, pode ficar desprotegida. Entretanto, com o avanço das técnicas do clareamento dental, hoje já é possível contornar essa sensibilidade dentária. De acordo com Djalma, o uso de clareadores com concentrações menores ou cremes dentais desenvolvidos especialmente para prevenir ou acabar com a sensibilidade são maneiras eficazes de prevenir o paciente do incômodo.

Veja quais são os cuidados importantes nesse momento

Para os pacientes que estão com um quadro de sensibilidade dentária após o clareamento, é preciso tomar alguns cuidados. “Evitar ingerir alimentos muito quentes ou extremamente gelados e usar pastas de dentes destinadas para tal”, indica o odontologista. Além disso, quando começar a sentir os sintomas, procure seu dentista para marcar uma consulta para avaliar. A sensibilidade é um quadro totalmente tratável, com diversos cuidados que conseguem solucioná-la.

Para completar, fique atento para manter os efeitos do clareamento dental, incluindo na hora da alimentação. É indicado evitar o consumo de alguns alimentos e bebidas, especialmente aqueles que contém corantes, como vinho e açaí. E não abra mão dos cuidados de limpeza bucal diária, contando com a escovação e uso do fio dental.