Ela é a causa de problemas bastante conhecidos. Mau hálito, tártaro, gengivite e cárie são só alguns exemplos de como essa vilã silenciosa pode, com o tempo, comprometer a saúde bucal. A placa bacteriana pode prejudicar e muito o sorriso, mas ainda que pareça imbatível, não se engane: livrar-se dela é só uma questão de mudança de hábitos - que podem começar ainda em casa.

Pequenos passos, grandes resultados

Existem diversas formas de manter uma boca saudável e livre de perigos, e todas elas também são maneiras eficientes de se combater a placa que se forma na cavidade oral. Esse acúmulo de bactérias se dá por alguns motivos como uma alimentação muito doce ou ácida aliada a uma higiene bucal ineficiente. Para que todas as portas de entrada do problema sejam fechadas, o jeito é:

Escovar bem os dentes

Esse parece um passo simples, mas não duvide, ele faz toda a diferença. É apenas por meio de uma higiene bucal adequada que toda a sujeira será removida e todos os problemas bucais gerados pela placa bacteriana poderão ser prevenidos. Mas não basta qualquer escovação, é preciso fazê-la da forma correta. Separe as ferramentas adequadas para o seu sorriso, dedique um tempo para o ritual e lembre-se de repeti-lo sempre após as refeições.

Usar fio dental

Ainda que você não sinta aquele incômodo característico de quando algo está preso ao seu dente, saiba que ainda é necessário usar o fio dental. Ao fim das refeições, alguns restinhos de alimentos sempre ficam grudados nos espaços interdentais, e são eles que servem de alimento para as bactérias presentes na boca. Elas se alimentam desses resíduos e, assim, vão aumentando sua colônia, criando a placa bacteriana. Portanto, atenção: não ignore o poder desse utensílio.

Ficar de olho na alimentação

Já reparou como alguns tipos de comida parecem deixar mais resíduos nos dentes do que outros? São esses alimentos que acabam fazendo a alegria dos micro-organismos, por isso, é melhor evitá-los. Mas é claro que, em algumas situações, resistir aos doces, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Nessas horas, não há problema em aceitar a sobremesa, apenas lembre-se de realizar a limpeza da boca da forma certa e fique livre da culpa.

Não abandone o seu dentista

Mesmo que seja possível diminuir a formação da placa bacteriana com soluções caseiras, não se esqueça de manter as visitas ao dentista em dia. É por meio da observação e do cuidado do profissional que você conseguirá estar realmente livre de perigos e pronto para sorrir sem medo. Previna-se com medidas práticas e, principalmente, com a ajuda do especialista.