Saúde bucal vai muito além do que se vê no espelho, afinal, os maiores inimigos da boca saudável são invisíveis aos olhos, mas que você os sente com frequência. O mau hálito, por exemplo, é um grande incômodo para si e para os outros. Esse problema precisa da devida atenção, pois pode indicar o início de problemas bucais bem mais sérios. Ninguém quer ser o amigo que todo mundo evita por causa do odor ruim que exala ao falar ou rir para as pessoas, não é? Dê um fim nesse problema e conquiste um hálito refrescante e cativante.

Higienizar a língua é fundamental

As bactérias presentes na boca instalam-se não só entre os espaços dos dentes, mas também na camada dorsal da língua. E é bem verdade que muita gente não inclui a limpeza da língua no processo de higiene da boca. Fique atento, pois ela é tão importante quanto seus dentes. Para isso, existem os limpadores ou raspadores de língua, um utensílio para passar de forma suave removendo toda saburra lingual que carateriza-se pelo restos de alimentos, células da boca que foram descamadas, bactérias e fluídos da saliva.

Hábitos necessários para um hálito fresco

Quando o mau hálito não é crônico, mas eventual, existem outros métodos muito úteis como balas e chicletes sem açúcar para estimular a produção de saliva e fazer uma limpeza superficial na boca. Eles também ajudam a refresar o hálito, embora seu efeito seja temporário e você não deva passar o dia com um desses na boca, cinco minutos de mastigação já ajuda. Uma alimentação correta também conta muitos pontos em busca de um hálito fresco, evitando o excesso de proteína e gordura, e comendo a cada 3 horas. Além disso, ingerir água com frequência é essencial para evitar desidratação e ressecamento da boca.

Cuidados básicos no dia a dia

Acredite, seus esforços por uma higiene bucal nunca serão em vão. Além das consultas regulares ao dentista, é necessário escovar os dentes após todas as refeições, pois, na maioria das vezes o mau hálito é resultado da sujeira acumulada entre os dentes. Diariamente, deve-se fazer uso de enxaguante bucal e fio dental. Após seguir essas dicas, você perceberá que seu hálito será outro, pronto para exalar sem medo por onde você passar!