Quando se coloca aparelho ortodôntico, muitos processos podem ser considerados chatinhos, como o momento da escovação e do uso do fio dental, que se tornam mais complicados. Por outro lado, uma etapa divertida é a hora de escolher as borrachinhas do aparelho! Elas podem ser de diversas cores, e com tantas opções, decidir qual usar pode se tornar complicado. O mais importante é escolher uma cor que você goste e que combina com você. Veja algumas dicas de como escolher suas combinações!

Saiba quais são as opções de cores

Pergunte ao dentista quais são as opções disponíveis antes, para não ter que decidir na hora, com pressa. No entanto, mesmo que você decida antes, é sempre bom conferir com o profissional se ele tem essas opções no momento, porque pode ser que alguma delas esteja em falta, e você vai ter que mudar sua escolha em cima da hora. Ninguém merece, né?

Teste as combinações que você quiser!

Se você é do tipo mais visual, que prefere experimentar as opções, não se preocupe! Existem algumas formas de testar as cores das borrachinhas. O aplicativo BraceMate é uma delas. Ele já vem com alguns tons pré-definidos, e permite visualizar como elas ficam no dentes, além de formar alguns padrões. Esse app é gratuito e está disponível para iOS e Android. Além de disponibilizar essa simulação, ele também conta com algumas dicas e cuidados que devem ser tomados durante o tratamento ortodôntico.

Em datas especiais, pode usar cores com significados

Você não precisa escolher apenas uma cor de borrachinhas, pode também fazer combinações. Em datas comemorativas, você pode deixar também o seu sorriso no clima! Roxo ou laranja no Halloween, vermelho ou verde no Natal, e dourado ou prata no Ano Novo são algumas ideias. Além disso, você também pode colocar borrachinhas das cores do seu time ou do seu país.

Cores mais discretas também são uma opção

Se você é uma pessoa mais discreta e não quer chamar tanta atenção para seu dentes, uma boa dica é escolher cores que combinem mais com seu tom de pele ou com o seu cabelo. Mas atenção! Cuidado com o preto e o branco. Com o primeiro, pode acabar parecendo que seu dente está com uma sujeirinha. Já o branco, costuma manchar muito fácil, principalmente se você ama bebidas escuras como café, vinho ou chá preto.

Você poderá escolher por outras cores depois

O momento da escolha deve ser divertido, e não precisa ser um estresse. É bom lembrar que essa decisão não precisa ser definitiva durante todo o tratamento. Você poderá escolher outras cores quando for trocar as borrachinhas nas visitas de manutenção! Portanto, caso sua escolha não fique tão boa quanto você tinha pensado, não se preocupe! Você sempre poderá decidir por outra na próxima vez.