A beleza e a estética podem ser um bom caminho para as pessoas que estão em busca do sorriso perfeito. A área de Dentística está aí para comprovar tudo isso. Hoje em dia não basta ter uma boca saudável, muita gente precisa demostra a perfeição e saúde com dentes brancos e alinhados. Atualmente, existem muitas opções nos consultórios odontológicos capazes de realizar esse desejo. Quer conhecer cada uma delas? O profissional em Procedimentos Restaurados Estéticos Vinícius Barçal apresenta ao Sorrisologia.

Opções para um sorriso mais branco

Clareamento dental: é um tratamento estético conservador e deve ser a primeira escolha durante um planejamento de beleza odontológico. Ele é indicado devido a mudança de cor do sorriso. Vinícius explica como esta situação pode ser revertida. "O clareamento se dá pela quebra de longas moléculas carbônicas que constituem os pigmentos que escurecem o dente". Graças ao Peróxido de Hidrogênio que devolve a tonalidade mais clara e proporciona um resultado satisfatório aos pacientes em curto prazo de tempo.

Restauração, facetas e lentes de contado dental: As restaurações estéticas em resina e os laminados cerâmicos são capazes de dar um novo formato aos dentes e ao sorriso dos pacientes. "Podem ser corrigidos defeitos de coloração ou forma de um determinado dente, ou casos que envolvam correção de múltiplos dentes, como curvas de sorriso invertida, corredor bucal amplo, dentes curtos, fluoroses, manchas de tetraciclina, entre outros".

As diferenças entre os tratamentos

Clareamento dental: O profissional afirma que a maioria das pessoas pode ser submetida a este procedimento, desde que toda a cavidade bucal esteja saudável, ausente de cáries, de doença periodontal, de lesões em mucosa e de grande quantidade de trincas no esmalte dentário.

Restaurações em resina: Esta técnica é mais indicada para corrigir pequenos defeitos e são mais conservados, pois, na maioria das vezes, não envolve desgaste de estrutura dental.

Facetas e lentes de contato: Já os Laminados Cerâmicos são indicados para correções mais severas e envolvem desgaste da estrutura dentária para permitir o encaixe e cimentação das peças. "Estes desgastes podem variar de 0,2-1,5 mm, dependendo do caso. As que envolvem menores desgastes de estrutura são conhecidas como lentes de contato dental". Os dentes com manchas mais escuras necessitam de desgastes maiores para mascarar as suas imperfeições. Nestes casos são indicados o uso de laminados mais espessos.

Qual é a melhor escolha?

Todas as opções lhe parecem ótimas e você já quer fazer tudo? Saiba que a técnica certa para cada caso precisa ser indicada pelo cirurgião-dentista. Vinícius diz que este momento de decisão pode se transformar em uma ação conjunta. "Com o advento dos planejamentos digitais do sorriso, aliada à técnica do Mock-up (o molde da arcada do paciente), o profissional pode passar um vislumbre ao paciente do resultado final do tratamento, ajudando-o escolher dentre as opções de tratamento a que mais lhe agrade e esteja dentro do seu orçamento".

Palavra do profissional: "Os Laminados Cerâmicos, quando comparadas as resinas, têm custo mais elevado e maior longevidade. As suas características de material inerte, permitem que permaneçam sempre com os mesmo formato e cor do dia da cimentação. Já as restaurações em resina sofrem descoloração e desgaste com o passar dos anos". Agora ficou mais fácil escolher o caminho certo para o sorriso perfeito.