Quem não deseja ter o sorriso como os das estrelas de TV? Hoje em dia não é um sonho inalcançável. O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes a fim de deixar o sorriso mais branco, harmônico e com brilho. Por isso, a preocupação com o sorriso perfeito tem levado diversas pessoas aos consultórios em busca desse procedimento. Contudo, será que basta o desejo para realizar um clareamento dental de sucesso? Conversamos com o especialista Vinícius Barçal para entender se esse procedimento depende da indicação de um dentista.

Qualquer paciente pode realizar clareamento dental?

O desejo por um sorriso mais branco é comum entre a maioria das pessoas. Dessa maneira, o clareamento dental é um procedimento que ficou bastante popular. “A maioria dos pacientes podem ser submetida ao clareamento dental, desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde”, explica o profissional. Como exemplos que impossibilitam a realização desse procedimento, podemos destacar: cáries, doença periodontal, lesões em mucosa e de grande quantidade de trincas no esmalte dentário. Por isso, uma avaliação prévia é importante para indicar o clareamento.

O clareamento deve ser somente indicado pelo dentista?

Apesar de diversos pacientes tomarem a decisão e buscarem por conta própria maneiras de realizar o clareamento, esse não é o comportamento ideal. “Para que o procedimento possa ser realizado de forma segura ele deve ser sempre indicado, realizado e acompanhado por um cirurgião-dentista”, ressalta Vinícius. Junto a isso, é de suma importância o paciente estar com uma boa saúde bucal e manter um bom controle de limpeza da cavidade oral. Uma das grande vantagens do procedimento é devolver, de maneira rápida, o sorriso com uma tonalidade mais clara que a inicial. Dessa maneira, a maioria dos pacientes saem satisfeitos com o resultado estético.

Como é feito o clareamento dental caseiro?

Com o acompanhamento e supervisão do dentista, é possível realizar o clareamento caseiro. O profissional confecciona uma moldeira personalizada. “Depois o gel clareador é aplicado na moldeira pelo paciente em sua residência e o período de utilização pode variar entre 2-6 horas de aplicação diária, durante 3 a 4 semanas”, indica o profissional. Junto a isto, o especialista fará o registro da cor inicial dos dentes, indicando os cuidados necessários, orientações com a higiene bucal e restrições alimentares. Por isso, as consultas periódicas são de suma importância ao longo do tratamento para a obtenção do resultado esperado. Outro ponto importante é a atenção à alimentação durante esse período para que não comprometa os resultado já alcançados.