Dentes manchados ou amarelos podem fazer com que você não fique tão satisfeito com seu sorriso. Produtos com corantes ou bebidas escuras, como refrigerantes, café e chás são grandes responsáveis por esse escurecimento. Com o passar dos anos também é comum que os dentes se tornem mais escuros, devido a desgastes sofridos. Todos esses fatores podem fazer com que apareça a vontade de realizar um clareamento dental. Mas e quando você decide realizar o tratamento, será que é necessária alguma preparação? O dentista Alexandre Moreira responde essa dúvida!

Fazer um clareamento dental pode trazer benefícios para seu sorriso e sua vida

Quando mesmo com todos os cuidados bucais o resultado não é satisfatório, o clareamento pode ser uma solução adequada para quem deseja aquele sorriso radiante. Para o profissional, a maior vantagem do tratamento é que, quando estão com os dentes mais claros, as pessoas passam a cuidar melhor deles. “O principal benefício é que dentes claros geram motivação em cuidar da saúde bucal”, afirma ele.

Além disso, o clareamento pode ajudar a renovar a autoestima, já que o sorriso costuma ser a primeira impressão que passamos para outras pessoas. “Dentes mais brancos são mais visíveis no sorriso, o que gera grande satisfação pessoal”, destaca Alexandre.

É necessário alguma preparação prévia para realizar o tratamento?

Quando você decide realizar o clareamento dental, o primeiro passo deve ser procurar um profissional adequado. Ele irá indicar os cuidados necessários nesse momento de acordo com a sua situação. Antes de começar, é ideal que os dentes estejam o mais limpos possível. “A preparação seria uma boa condição de saúde bucal”, afirma ele. Uma tartarectomia, procedimento de remoção do tártaro, e profilaxia dental podem ser necessárias nesse momento, e ajudarão a alcançar os resultados desejados com o tratamento.

Alguns cuidados após o tratamento são necessários para preservar a cor

Após realizar o clareamento, alguns cuidados também precisam ser tomados. “Nas primeiras 24 a 48 horas após cada sessão, é preciso evitar alimentos muito quentes ou gelados, além de alimentos com corantes”, indica ele. Comidas com cores fortes como molhos, vinho, café, sucos e refrigerantes estão incluídos nessa lista. Utilizar um canudo para consumir essas bebidas é uma boa dica! Além disso, batons escuros também devem ser evitados nessa fase, já que podem acabar manchando os dentes, e com isso, prejudicar o tratamento.

É importante lembrar que os seus dentes não vão ficar claros de uma só vez. Após a primeira sessão, a diferença percebida será bem pequena. Mas com o passar do tempo, você vai perceber que ele está ficando mais próximo do desejado. Uma boa ideia é tirar uma foto no início do tratamento para comparar quando acabar e ver que o processo valeu a pena! Muitas vezes, o próprio dentista faz essa fotografia.