Ter os dentes brancos é o desejo de muita gente. O procedimento de clareamento dental acabou se tornando a melhor opção para trazer esse sorriso esperado. Seja por aparecimento de manchas nos dentes ou incômodo com a estética, a técnica devolve a cor dos dentes com resultados bem naturais e ainda aumenta a autoestima de diversas pessoas. No entanto, os idosos também podem fazer uso da técnica de clareamento dos dentes? O Sorrisologia conversou com a dentista Kalina Diniz para esclarecer essa dúvida.

Pacientes de qualquer idade podem fazer clareamento dental?

Querer ter um sorriso mais branco não é uma vontade restrita apenas aos adultos. A cor dos dentes pode incomodar pacientes das mais diversas idades. E muitos desses recorrem ao tratamento estético de clareamento como uma alternativa. Para que a técnica apresente os resultados satisfatórios, deve-se seguir alguns outros cuidados, como evitar alimentos e bebidas com corante e manter a higiene bucal, por exemplo. Entretanto, é importante ficar atento às restrições de quem não está adequado a fazer o clareamento. “O procedimento não é indicado em crianças ou adolescentes com idade inferior a 15 anos, em gestantes e lactantes, pessoas com irritação severa da gengiva e condições pré-cancerígenas", lista a profissional.

É possível realizar o procedimento em idosos?

Devido à idade avançada, é comum que algumas técnicas possuam limitações para serem realizadas nesses pacientes. Mas este não é o caso do clareamento. “O idoso pode e deve realizar o clareamento dental para ajudar a minimizar os desagradáveis sinais da idade”, explica a especialista. Além disso, a técnica é uma alternativa para recuperar a cor dos dentes, que acaba sofrendo alterações com o passar do anos.

Para realizá-la, é preciso, primeiramente, fazer uma avaliação criteriosa. Dessa forma, o dentista irá checar se há alguma doença gengival ou periodontal, abrasão, erosão, cárie, tártaro, placa bacteriana ou retração gengival. “Deve-se sempre tratar essas enfermidades, antes de iniciar o tratamento de clareamento dental”, alerta Kalina.

Todos os idosos podem realizar o clareamento?

Mesmo já na terceira idade, o paciente pode ter o branco desejado de volta ao seu sorriso. E, para isso, pode contar com clareamento dental. Assim como afirma a dentista, qualquer idoso pode passar pelo procedimento desde que sua saúde bucal esteja em dia. Já aqueles pacientes que possuem próteses extensas, coroas, facetas e grandes restaurações não são indicados a fazer, pois esses materiais não recebem o clareamento dental. Vale ressaltar que o procedimento não apresentará problemas por conta da idade avançada. “O clareamento dental é um tratamento seguro e eficaz desde que seja devidamente supervisionado pelo cirurgião-dentista, o qual irá avaliar a condição bucal desse idoso para tal procedimento”, conclui a profissional.