Conquistar um sorriso mais branco é uma das maiores preocupações atuais para quem dá valor à sua saúde bucal. A odontologia estética disponibiliza dos melhores recursos para isso, mas também é possível conquistar esse feito através de métodos caseiros. Entretanto, exige muito cuidado porque nem tudo alcança o efeito desejado e ainda pode prejudicar seus dentes. Por isso, o Sorrisologia conversou com o profissional especializado no assunto, William Kabbach, que conta os riscos e benefícios para você realizar um procedimento seguro. Vem conferir!

O que não pode?

Você já deve ter pesquisado na internet e lido que água oxigenada, bicarbonato de sódio ou até mesmo o limão podem clarear seu sorriso. Segundo William não há nada de seguro nisso. “A utilização desses produtos não tem eficiência nenhuma e podem causar sérios danos aos dentes e gengivas, como queimaduras químicas e pulpite, que é a inflamação da polpa do dente”, explica.

O uso destas substâncias abrasivas podem também ter um feito erosivo sobre o dente, removendo o esmalte, que é sua principal proteção. Se isso acontecer, a dentina acaba sendo exposta, causando infecção e sensibilidade. Por isso, nada de se arriscar. Antes de tomar qualquer atitude, consulte seu dentista e veja o que é recomendado.

O que pode?

Existem muitos produtos aprovados pelos dentistas que podem ser usados para clarear os dentes em casa, mas exige disciplina de quem faz uso deles. O procedimento da moldeira com gel clareador é um deles. Ela deve ser usada todos os dias, por um período determinado pelo seu dentista. "O tempo de uso vai variar de acordo com a substância usada para o tratamento e também com a condição dos dentes", explica Kabbach.

O creme dental com ação whitening é uma excelente opção para o branqueamento feito no conforto de sua casa. Esse produto tem capacidade de branquear os dentes em três dimensões e remover até 90% das manchas em apenas uma semana, prevenindo o aparecimento de novas e deixando seus dentes mais brilhantes e protegidos a cada escovação. Bom demais, né?

Principais cuidados

Dizem que o barato, muitas vezes, sai caro. Por isso, é necessário ter cuidado, pois qualquer procedimento feito de forma errada pode causar problemas irreversíveis, mudança na tonalidade dos dentes ou sensibilidade dentária. "As técnicas precisam ser usadas com cautela e, acima de tudo, sob supervisão de um profissional, só assim é possível ter sucesso no procedimento", finaliza.