Sombra e água fresca. Isso é tudo o que queremos para fugir da época mais quente do ano. Mas esse é também um excelente momento para colocar seu corpo em movimento, de preferência, ao ar livre. Qual o cenário ideal que lhe vem à cabeça? Se pensou praia, pensou certo. Do yoga ao vôlei, existe uma lista de esportes para praticar aproveitando a brisa e a água do mar. Confira as dicas do Sorrisologia para atividades saudáveis que vão proporcionar um verão inesquecível e muito mais saudável.

Ciclismo

Sabe aquela bicicleta esquecida lá na sua casa? Esse é o momento de levá-la para passear. Um passeio de 30 minutos pelo calçadão da praia já traz muitos benefícios. "O ciclismo é uma excelente atividade aeróbica, pedalar fortalece os músculos da perna, do coração, combate à flacidez das pernas, melhora a circulação sanguínea e ajuda na queima de calorias", conta o profissional de Educação Física Jésus Domiciano Ferreira de Souza. Se você não tem bicicleta, não tem problema, existem vários meios de alugar uma e pedalar por aí quando e onde quiser. E por fim, se você nem sequer sabe andar de bicicleta é um bom momento para aprender.

Yoga

O verão pode causar estresse, não é mesmo? Então essa atividade é para você. Além de tratar a saúde corporal e mental, a yoga é um grande exercício de meditação e relaxamento que ajuda a encontrar equilíbrio e bem-estar, além de promover paz interior e aliviar o estresse do dia a dia. Vista roupas bem leves e use uma canga para sentar na areia - ou você pode comprar o tapete próprio para essa atividade. Se não quiser entrar nessa sozinho, existem muitos coletivos que fazem aulas de yoga na praia. Pesquise e não fique de fora!

Stand up paddle

Esse é o esporte que virou a sensação das praias. O primeiro passo é tentar se equilibrar aos poucos em cima da prancha e arriscar a primeira remada. Não se preocupe em cair algumas vezes, no fundo, vai ser até divertido e refrescante. "O Stand up padlle proporciona uma sensação emocionante para quem nunca praticou nenhum esporte ou tem vontade de começar algo diferenciado, podendo ser praticado sozinho, com amigos e/ou familiares". Aos poucos você vai ganhando confiança e o jeito. O esporte trabalha o equilíbrio, tendo que manter pernas e abdômen contraidos, promovendo um gasto calórico considerável.

Surf

É aquele esporte que você pode aproveitar o mar de todas as maneiras e ainda levar muita saúde e bem-estar para o seu corpo. "É uma excelente opção, embora tenha alguns graus de dificuldade", orienta o profissional. Mas se você gosta de desafios, essa é a hora de começar. Praticando regularmente você pode perder até 600 calorias por hora. É necessário saber nadar muito bem para não correr risco em alto-mar, ter uma prancha, roupas leves ou próprias para surf . Não deixe de procurar um treinamento profissional para iniciar suas primeiras ondas. Capriche também na hidratação e proteção solar.

Vôlei de praia

Este esporte olímpico, muito comum nas areias, traz um monte de benefícios para seu corpo e espírito esportivo por ser uma prática totalmente competitiva. "Além de proporcionar altíssimo gasto calórico, o vôlei de praia também trabalha coordenação motora, agilidade e força, promovendo o convívio social entre os praticantes". Não se esqueça de usar um protetor bucal nessa atividade para proteger sua boca e dentes de qualquer impacto. E prepare-se para momentos incríveis de verão!