Quando nasce o bebê, muitas dúvidas sobre a sua saúde surgem para os pais, principalmente os de primeira viagem. Essa passa a ser a principal preocupação para eles, e a saúde bucal também está incluída nisso. “Será que podemos dar chupeta? Babar desse jeito é normal? Ele vai sentir dor quando nascerem os primeiros dentinhos?” Nada melhor do que desde a gestação, a futura mamãe já iniciar um acompanhamento odontopediátrico. Mas para já esclarecer alguns assuntos, o Sorrisologia conversou com a profissional Simone Bastos e desvendou questões sobre saúde infantil. Confira!

1) É normal sentir dor quando os dentes estão nascendo?

Verdade. O rompimento dos dentinhos realmente pode causar dor e desconforto, o que é irritante para o bebê. Mas não precisam se desesperar, papais e mamães! Existem alguns modos de suavizar a dor nesse momento. “Os mais recomendados são a utilização de mordedores, e os que possuem água dentro podem ser levados a geladeira e ser oferecidos frio a criança”, afirma. Segundo ela, o gelado possui ação anti-inflamatória e por isso ajuda muito a melhorar o desconforto. Dedeira de silicone ou gaze com chá de camomila gelado também podem ser usados para massagear o dente do bebê.

2) Chupeta e mamadeira realmente deixam os dentes tortos?

Depende. Vários fatores podem entortar os dentes das crianças. Uso de chupeta, mamadeiras e dedos, genética, respiração bucal, perdas precoces de dentes estão entre eles. No entanto, a dentista comenta: “Dificilmente o uso de chupeta durante o primeiro ano provocará alterações dentárias. Até os 12 meses os bebês têm, em média, oito dentes, e não há tempo hábil para que as transformações ósseas aconteçam.” Caso ocorra alguma alteração, portanto, elas serão percebidas entre os 18 e 24 meses, quando já é hora do bebê abandonar os dois itens.

3) Chupar os dedos entorta os dentes?

Verdade. Segundo Simone, chupar o dedo é sempre prejudicial. “A força utilizada na sucção é grande e sua eliminação é difícil, pois o dedo está sempre disponível”, explica ela. Então nada de deixar esse hábito se estabelecer!

4) É possível um bebê ter cárie?

Verdade. Até os bebês correm o risco de sofrer com esse problema. “Por isso, é necessário levar o bebê a um odontopediatra para fazer a parte preventiva de orientação aos pais sobre a escovação”, explica a profissional.

5) A boca do bebê só precisa ser limpa a partir do nascimento do primeiro dente?

Mito. “Os dentes do bebê começam a nascer, mais ou menos, a partir dos 6 meses de idade, no entanto, é importante começar a cuidar da boca do bebê logo após o seu nascimento, para evitar a cárie precoce de infância”, afirma ela. Depois que os primeiros dentinhos do bebê nascerem até ele completar 1 ano de idade, é recomendado escovar os dentes com uma escova própria para a idade. “Ela deve ser macia, com a cabeça pequena e com um punho grande”, indica Simone.

6) O nascimento dos dentes faz o bebê babar mais?

Parcialmente verdade. Bebês salivam mais e com maior frequência, por isso babam mais. “Isso se deve ao fato de coincidir o nascimento dos dentes com a maturação das glândulas salivares”, esclarece ela. A baba, então, não é um sintoma do nascimento dos dentes, mas pode indicar que esse momento está se aproximando, fique de olho!