Quem começou a usar aparelho ortodôntico fixo, daqueles com borrachinhas, e logo pensou em optar pela cor mais discreta possível, certamente pensou no branco. Quando falamos de discrição, essa cor e qualquer outro tom mais claro realmente é o mais indicado. Contudo, a borrachinha branca demanda um cuidado especial. Isso porque ela pode facilmente manchar em consequência dos hábitos que o paciente tiver e, no fim das contas, tudo que ela não vai ser é discreta, aparentando um sorriso mais amarelado e/ou manchado. Veja algumas situações que explicam isso!

Consumo em excesso de alimentos pigmentados

Açaí para refrescar, catchup para acompanhar o lanche ou uma taça de vinho para o jantar. Podem parecer hábitos alimentares inofensivos, mas não para quem usa aparelho com borrachinhas claras. Se você faz parte desse grupo, saiba que a borrachinha branca não é uma boa opção. Os alimentos pigmentados conseguem alterar a coloração do item, deixando-o amarelado com o passar do tempo e, consequentemente, prejudica a estética. Além disso, vale redobrar a atenção com a higiene bucal para não manchar os dentes.

Cigarro e borrachinha branca não combinam

Vale destacar que o fumo é um vício que acarreta diversos problemas para a saúde bucal. Para quem tem esse hábito e está passando pelo aparelho ortodôntico, fique atento no momento de escolha das borrachinhas. Pacientes fumantes são indicados a usarem cores mais escuras. O tabaco é capaz de modificar a coloração dos itens, além de poder manchá-los. Por isso, as borrachinhas brancas acabam perdendo sua cor natural, podendo ficar amareladas ou mais escuras. Nessas situações, a dica é optar por cores mais escuras, como azul marinho ou verde escuro.

A higiene bucal deve estar em dia

Começar a usar o aparelho ortodôntico traz mudanças diretas para os hábitos de higiene bucal. Para isso, existem itens específicos que podem ajudar nessa tarefa, como o passa fio, escova interdental e escova ortodôntica. Por preguiça ou falta de instruções, diversos pacientes acabam não realizando essa limpeza corretamente. Então, a placa bacteriana e restos de alimentos podem acumular entre os dentes e bráquetes do aparelho.

Dessa maneira, as borrachinhas vão também ficando mais amareladas quando são de cores mais claras, como o branco. Nesse caso, o importante é ficar mais atenta a higiene, além de trocar as borrachinhas. Você pode pedir mais dicas e orientações com o seu dentista. Lembre-se que a higiene não apenas evita manchas no dentes mas, principalmente, o acúmulo de placa bacteriana que pode ser causador de muitos problemas, como a gengivite.