O fio dental ainda é um problema para você? Não é difícil ver pessoas que não fazem uso por puro esquecimento, preguiça ou, simplesmente, por não saberem manuseá-lo corretamente, podendo até se machucar. Entretanto, vamos pensar bem: não dá pra abrir mão! A escova de dente tem um papel importante na higiene, mas, infelizmente, ela não alcança os espaços entre os dentes, a chamada região interdental.. Lá também é um lugar propício para o surgimento de cáries. A dentista Fernanda Martins ensina como evitar esse cenário.

A causa do problema

De maneira geral, a cárie é causada por bactérias que destroem os dentes quando o paciente não pratica uma boa dieta ou esquece de fazer a higiene bucal por um longo período. Quando esta doença afeta especificamente a região interdental é devido a falta de uma ferramenta importante: o fio dental. “Ele remove toda a placa bacteriana e restos de alimentos que acumulam entre os dentes, lugar onde a escova não consegue alcançar”, esclarece a odontologista.

Todos estão sujeitos a cárie

A profissional afirma que, desde o nascimento, qualquer pessoa está sujeita a ter cárie. Por este motivo, muitos dentistas reforçam em todas as idades a importância do uso do fio dental e dos hábitos de higiene para diminuir o risco. Por outro lado, já vimos aqui no Sorrisologia que crianças são mais propensas a esse tipo de problema por terem um apetite maior por doces. É aí que vem a importância de praticar todos os cuidados e uma alimentação balanceada o mais cedo possível.

É possível prevenir este cenário com ajuda do dentista

De fato, uma dieta saudável, uma escovação correta e o uso do fio dental periodicamente são as melhores formas de evitar a cárie entre os dentes. Porém, juntamente com todos esses hábitos, Fernanda garante que também é preciso frequentar o dentista regularmente. Só ele pode indicar os melhores métodos para prevenir as doenças bucais e, se necessário, realizar algum tratamento no consultório para reforçar a proteção dos dentes, como uma profilaxia ou aplicação de flúor.

Tratamento para a lesão entre os dentes

Existem várias opções de tratamento para uma cárie entre os dentes, mas a profissional garante. "Só o cirurgião-dentista irá diagnosticar o grau da lesão e oferecer o melhor tratamento para cada caso”. Dentre os cuidados, o odontologista pode realizar uma restauração com resina ou um procedimento de canal, caso o paciente tenha uma lesão mais profunda. Para ter o tratamento mais simples, vá ao dentista o quanto antes e não deixe o problema prolongar no seu sorriso.