Produto Relacionado:
Escova Dental Elétrica Professional Care 5000
Escova Dental Elétrica Professional Care 5000
Saiba mais

Você acaba de acordar e sente um grande incômodo na região da mandíbula. Logo pensa que deve ter dormido de mau jeito, mas se isso acontece inúmeras vezes pode ser um caso de bruxismo. O hábito de ranger os dentes durante o dia ou ao longo da noite. Essa condição, se não for cuidada, pode levar a fortes dores na face, além de vários problemas para a saúde do seu sorriso, como o desgaste do esmalte dentário e disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM). O Cirurgião bucomaxilofacial Diego Limoeiro explica as melhores formas de vencer esta complicação.

Bruxismo e dor facial: entenda a relação

Segundo o especialista, é comum que pacientes com bruxismo sintam dores articulares ou nos músculos orofaciais. “Isso acontece de modo bem superficial pela sobrecarga aos grupos musculares e à articulação temporomandibular”. Este problema pode levar a diversas patologias nos ligamentos da região, sem falar que os incômodos acabam atingindo áreas adjacentes da boca. “É muito frequente encontrarmos pessoas que, além dessas dores, possuem um tipo de cefaleia (dor de cabeça), especialmente no músculo temporal”.

O melhor tratamento é aquele indicado pelo dentista

Para descobrir a terapia ideal, é importante começar pelo correto diagnóstico dessas dores. “Dizer que o paciente possui DTM ou dor orofacial é bastante genérico”, atenta. Dentro desses grupos precisa-se de fato estabelecer a real causa destes sintomas, buscar os fatores de risco e aí sim estabelecer um plano de tratamento. “Somente um especialista em DTM e dor orofacial pode corretamente indicar o melhor para cada diagnóstico”. Para os portadores de bruxismo do sono, Diego diz que a placa estabilizadora é o ponto base para o tratamento.

Dá pra prevenir o bruxismo?

O estresse, a pressão e a correria do dia a dia podem ter total ligação à saúde da sua boca. Ter uma vida muito agitada acaba tirando o sorriso do rosto e dando espaço para doenças como o bruxismo. A partir daí, você cria mais preocupações como dores nos dentes, no maxilar e em regiões próximas da boca. Se quer prevenir esses problemas, você precisa aprender a lidar com aborrecimentos e situações difíceis de forma mais leve. Como? Dá pra fazer isso sem jogar tudo pro alto. Colocando um pouco de ordem na sua rotina movimentada, abrindo espaço na agenda para momentos de lazer e até com uma alimentação mais saudável é possível levar uma vida tranquila, prazerosa e sem bruxismo.