Existem dias estressantes e totalmente cansativos, certo? Existem as situações que te causam ansiedade e tensão.  Você, certamente, já viveu algo do tipo. Mas é preciso ficar de olho nesses sintomas, pois além de afetarem a saúde da mente e do coração, também afeta a saúde bucal. Nem dá pra acreditar, né? Mas é assim que pode começar um quadro de bruxismo. "É uma parafunção oral caracterizada por ranger ou apertar involuntariamente os dentes", diz o Cirurgião Bucomaxilar Diego Limoeiro.

O bruxismo diurno x noturno

Existem dois tipos de bruxismos causados por diferentes patologias. O bruxismo diurno, que é a pressão dentária quando o paciente está acordado, e o noturno, que está ligado à um distúrbio do sono. No entanto, os fatores emocionais são causados somente pelo primeiro tipo. "O apertamento desperto está relacionado ao momento emocional de ansiedade e estresse, por alteração dos níveis de alguns neurotransmissores". Toda a tensão do dia acaba indo para as articulações da boca, causando uma mordida bem forte. Já reparou se essa tensão acontece no seu universo bucal?

A melhor forma de tratamento para o bruxismo

É muito importante prestar atenção nos movimentos bucais. Você tem feito isso? De repente, algo que você ache normal, por fazer com frequência, acaba resultando em um grande problema para os seus dentes, como o próprio bruxismo. Uma visita ao dentista é essencial para analisar a questão e descobrir as medidas e cuidados ideias para o problema. "A melhor forma de tratamento vai depender do tipo de bruxismo". O diurno acaba sendo mais complicado por exigir total participação e controle do paciente. Dedicação é a palavra-chave para moderar a doença.

Conte com o apoio do dentista e da tecnologia

"O cirurgião dentista tem papel fundamental no controle de ambos os bruxismos". Para ajudar esses grandes profissionais a amenizarem essa pressão dos seus pacientes, Diego dá uma grande dica tecnológica. "Há um aplicativo chamado "Desencoste seus dentes" que auxilia o paciente com o controle do bruxismo em vigília, inclusive gerando relatórios ao cirurgião-dentista para avaliação". Incrível, né? Mais uma prova que os dentistas estão caminhando de mãos dadas com a tecnologia.

'Keep Calm' e sorria mais para a vida

Tente levar uma vida mais tranquila. Além do estresse gerar bruxismo, toda essa ansiedade pode resultar na falta de higiene bucal correta. Você só precisa de dois minutos após as refeições para virar esse jogo e ter um sorriso mais saudável. Pratique a escovação com calma, sem colocar força nos movimentos, e não esqueça de passar o fio dental. Com movimentos leves de vai e vem entre os dentes, fica mais fácil você viver longe das doenças bucais causadas pelo acúmulo de bactérias e sorrir mais pra vida. Viu só? Sem estresse!