Eles são acessórios fundamentais no tratamento ortodôntico. E para que o seu sorriso fique alinhado, todos os dentes precisam de um parecido. Os famosos ferrinhos, também conhecidos como bráquetes, enfeitam o seu cartão de visitas. Por outro lado, muito além da estética, eles possuem um papel importante nessa terapia. Você sabe qual é a função deles? Para explicar, convidamos o especialista no assunto Flávio Cotrim.

O papel do bráquete no tratamento ortodôntico

Os bráquetes são pecinhas bem características quando falamos de tratamento ortodôntico. Eles podem ser feitos de metal, plástico ou cerâmica, dependendo do tipo de aparelho que você escolher. Eles também podem ser soldados às bandas ou colocados diretamente nos dentes. De acordo com Flávio Cotrim, a função do bráquete é basicamente conectar o fio ortodôntico ao elemento dentário para realizar a movimentação da arcada, até alcançar o seu alinhamento.

A peça é necessária em todos os casos?

Embora sejam bem famosas, essas estruturas são necessários apenas no aparelho fixo. “Os braquetes permitem, quando conectados aos fios, realizar movimentos dentais nos três planos do espaço”, explica o ortodontista. Por isso, são indicados para casos em que os dentes precisam se reposicionar com grande precisão. Alguns tratamentos, principalmente aqueles realizados nos dois lados da arcada, enfocam no ajuste ósseo dos maxilares. Nestes casos, os bráquetes podem não ser necessários.

Pratique alguns cuidados com essa estrutura

Quem faz uso do aparelho fixo, sabe que a higiene bucal é bem mais detalhada e, muitas vezes, acaba se tornando um desafio para o paciente que está iniciando o tratamento. "A utilização de bráquetes, bandas, fios e ligaduras ortodônticas dificulta a execução das medidas preventivas convencionais de higiene bucal, resultando no acúmulo de placa bacteriana", relata. Então, pessoas que estão passando por essa terapia devem ter um maior cuidado com a higiene.

Existem muitos produtos que podem ajudar a conter a proliferação de bactérias e deixar seus bráquetes e outros acessórios ortodônticos mais limpinhos. As escovas ortodôntica e interdental, e o passa fio que melhora o manejamento do fio dental, são algumas ferramentas que otimizam a sua limpeza. Usando todo esse kit da maneira correta, você consegue prevenir seu sorriso de doenças bucais e seguir com o tratamento de maneira saudável.