Há quem diga que escova de dente é tudo igual. Mas, ao contrário desses boatos, existe um tipo específico dessa ferramenta para cada sorriso, como a escova ortodôntica. Ela foi feita especialmente para quem usa aparelho fixo e não é à toa que é super indicada pelos dentistas. Este utensílio possui muitos benefícios que ajudam o paciente a concluir o tratamento com sucesso e saúde. Quer saber quais são essas vantagens? O Sorrisologia explica para você.

1) Varre o sorriso além dos ferrinhos

Um diferencial da escova ortodôntica são as cerdas. Elas apresentam um corte no formato bem parecido com a letra "V", e não é por acaso. Esta forma permite uma limpeza melhor nas laterais dos dentes e de todo aparelho ortodôntico, varrendo a placa bacteriana além dos ferrinhos e bráquetes, onde acumulam mais sujeira. Os tufos também são bem macios, com pontas polidas e arredondadas para uma faxina eficaz dos dentes e da linha gengival. Você não precisa mais se preocupar com aquele pedacinho de alface preso no aparelho, basta escovar os dentes com essa ferramenta que tudo se resolve.

2) Evita o surgimento de cáries

Para que o tratamento ortodôntico dure o tempo planejado, é necessário tomar alguns cuidados, tanto na alimentação quanto na higiene. O aparecimento de cáries dentárias são mais comuns no paciente ortodôntico. Balas, chicletes ou doces que grudam no aparelho prejudicam não só as estruturas do acessório, como também do próprio sorriso. Mas com uma boa dieta alimentar e o auxílio da escova ortodôntica, o risco de qualquer lesão cariosa se torna mínimo.

3) Uma ferramenta contra o mau hálito

Quem usa aparelho, muitas vezes percebe uma mudança no hálito. Isso porque o acúmulo de placa bacteriana nas pecinhas acaba sendo maior. Só que a culpa não é bem do acessório, mas sim da má higiene bucal. A escova ortodôntica ajuda a fazer uma limpeza melhor de todas as estruturas, mas é preciso levar o ritual a sério. A escovação deve durar dois minutos e a língua também precisa ser limpa para não acumular saburra.

4) Ajuda a manter o prazo do seu tratamento

Existem muitos hábitos capazes de atrasar seu tratamento ortodôntico, como faltar às consultas de manutenção ou quebrar uma peça do aparelho. Mas sabia que a má higiene bucal também colabora para isso? Ainda bem que a escova ortodôntica pode reverter essa situação e manter o equilíbrio do seu sorriso. Além dessa ferramenta, outros utensílios do seu kit bucal também precisam ser utilizados, como o fio dental e a escova interdental.