Algumas vezes você já deve ter se deparado com a seguinte situação: sentir uma dor ou alteração em alguma parte do corpo e se questionou por qual médico deveria procurar. Nesses casos o melhor a fazer é procurar um clínico geral, pois através de uma análise detalhada da situação ele vai te encaminhar para o profissional especializado no assunto referente ao seu problema.

Com a saúde bucal não é diferente. Apesar de muita gente conhecer o profissional desta área apenas como dentista achando que ele trata todo o tipo de problema, existem sim, as especializações que atuam de forma mais direta na identificação e solução dos mistérios que acontecem com seus dentes e gengivas mais a fundo. Quer saber quais são eles? Vem com a gente descobrir!

Clínico geral

Esse aí é o amigo para todas as horas. O famoso cirurgião-dentista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca, maxilares e todas as suas estruturas anexas. Ele é quem faz a primeira análise do problema e, dependendo da situação, indica para um profissional especializado.

Odontopediatra

É o primeiro dentista que visitamos na vida. Ele cuida da saúde bucal das crianças a partir dos seis meses de idade. Sua função é acompanhar o desenvolvimento do rosto e arcada dentária preservando os dentes de leite até a chegada dos permanentes para que não tenhamos problemas lá na frente. Além disso, fazer um acompanhamento com este profissional desde cedo é importante para o desenvolvimento da fala e mastigação nos primeiros anos de vida.

Odontohebiatria

Muitos nunca nem ouviram falar. A odontohebiatra é a especialidade que cuida da saúde bucal do adolescente. Se por um lado a odontopediatria já não é mais para eles, o tratamento odontológico para adultos também não corresponde com tanta exatidão aos problemas desta faixa etária. Os adolescentes estão numa fase de completa transição que envolve mudanças corporais e psicológicas, por isso, essa área visa atuar com procedimentos estratégicos na formação de uma geração com a saúde bucal mais saudável.

Ortodontista

Quem ajuda a organizar os nossos dentes deixando o nosso sorriso mais bonito e alinhado. Ele é responsável pelos aparelhos ortodônticos, fixo ou móvel, e ajuda na prevenção e tratamentos dos problemas de crescimento e desenvolvimento do rosto, dos arcos dentários e da mordida.

Odontologia Estética / Dentística

Essa área tem ganhado cada vez mais pacientes e, principalmente, os mais vaidosos. O principal foco dela é a estética do sorriso, mas restaurações também são realizadas pelo profissional de Dentística. Clareamentos dentais, o uso de resinas diretas e peeling gengival são alguns dos serviços prestados por essa especialidade.

Endodontista

Esse especialista é responsável pela nossa polpa dentária, que fica dentro dos dentes, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, responsáveis pela sustentação, nutrição e defesa dos dentes. Esse também é o dentista que cuida do tratamento de canal visando a manutenção do dente na cavidade bucal.

Periodontista

É o dentista que estuda e trata de todas as doenças relacionadas à gengiva e periodontos, conhecidas como doenças periodontais. Ele cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.

Protesista (Reabilitação oral)

É o profissional que trabalha com a reabilitação bucal em todas as funções, como estética, fonética e mastigação. Ele é responsável por atender e indicar a confecção de próteses dentárias (fixa ou removível). Não confundir o protesista com o protético, que é o profissional que realizou um curso e aprendeu a fazer as estruturas das próteses.

Implantodontista

Esse dentista é responsável por deixar o nosso sorriso completo com a inserção de próteses fixas, chamadas de implantes. Essa especialidade não é a mesma coisa que o protesista, pois trabalha apenas com a reposição de um ou todos ou dentes.

Cirurgião Buco-maxilo-facial

É aquele que trata de forma cirúrgica as doenças da cavidade bucal ou que sejam interligadas a ela, como traumatismo e deformidades faciais.

Disfunção Temporomandibular e dor facial

Essa é uma especialização nova da odontologia que trata de alterações patológicas da ATM, articulação temporomandibular. É o profissional que você procura caso esteja com bruxismo. Além disso, ele também trata deformidades, traumatismo e dores do processo facial que articulam o crânio e a mandíbula.