Produto Relacionado:
Escova de dente Oral-B Ortodôntica
Escova de dente Oral-B Ortodôntica
Compre aqui

A ortodontia é um sucesso nos consultórios dentários. Com ela o paciente consegue ter um sorriso bonito, alinhado e saudável em diversos sentidos. Costumamos ver por aí muitas pessoas usando aparelho ortodôntico no sorriso todo. Mas será que este acessório também pode ser utilizado apenas na parte de cima ou de baixo da arcada? A especialista no assunto Andréia Cotrim explica se este tipo de tratamento é possível e conta os principais cuidados após a conclusão da terapia.

Aparelho ortodôntico em uma parte da arcada é possível?

Segundo a ortodontista, quando há uma má oclusão dentária, por exemplo, o tratamento deve ser realizado em toda arcada. Ou seja, o profissional terá que instalar o aparelho fixo nos dentes de cima e de baixo. Mas, em casos mais leves, essa técnica pode ser aplicada em apenas uma parte do sorriso. "Quando não há discrepância nas duas partes da arcada e apenas má posicionamento dental, o tratamento poderá ocorrer somente no lado que for necessário". Tudo isso sem causar qualquer prejuízo ao paciente e com correta estabilidade.

Em quais casos o tratamento é indicado?

Esse tipo de tratamento é uma manobra muito utilizada quando a terapia ortodôntica anterior não foi seguida à risca, devido ao uso incorreto da contenção - mais conhecida como aparelho móvel. "Esse tipo de correção é muito realizado com o uso de aparelhos linguais coladas somente de canino à canino inferior ou com o uso de alinhadores, sendo um tratamento rápido, com grande sucesso e que apresenta uma ótima estabilidade após o término", explica Andréia.

Para ter um tratamento ortodôntico de sucesso

Se você não quer prolongar ou repetir essa simples terapia, é importante seguir alguns cuidados. O tratamento ortodôntico não depende só do dentista, mas também da força de vontade do paciente. Ir a todas as consultas de manutenção, evitar alimentos crocantes que possam quebrar alguma peça e realizar a higiene ortodôntica adequadamente são as dicas para alcançar um sorriso alinhado e bem-sucedido. Não deixe de cumprir essa agenda com a sua saúde bucal.