Eles acabam com qualquer infecção no corpo e na saúde bucal. Os antibióticos são, sem dúvidas, agentes protetores do organismo. Apesar disso, existem remédios com a mesma função que podem fazer mal ao sorriso. Conhecido como tetraciclina, essa pode destruir a camada do esmalte dentário, eliminando o cálcio do dente e provocando o seu escurecimento. O processo acontece principalmente em bebês e crianças de até 12 anos de idade. A dentista Dulce Helena Cabelho indica total atenção na compra de medicamentos.

Tetraciclina: o grande vilão dos dentes

O uso de antibióticos para tratar infecções dentárias é uma atitude fundamental para prevenir o universo bucal de doenças sistêmicas, principalmente a endocardite bacteriana. Mas é preciso ter atenção e comprar apenas aqueles que são recomendados pelo dentista e fugir dos medicamentos com tetraciclina. "Este medicamento tem afinidade pelo esmalte e que provoca a pigmentação intrínseca, o escurecimento, dos dentes pela sua deposição no cálcio dental em formação".

Pode afetar fases da formação dental

O efeito da tetraciclina pode prejudicar os dentes e ossos em diferentes fases de formação dental e a intensidade de alteração de cor depende do tempo de ingestão do remédio, tipo e idade de paciente, podendo afetar uma criança antes mesmo de nascer. "A tetraciclina consegue atravessar a barreira placentária e pode afetar dentes decíduos e permanentes". Este período é variável da 20ª semana de gestação até aproximadamente 12 anos de idade.

Não compre nada sem a orientação de um profissional

Remédios e antibióticos são importantes para a eliminação de agentes agressores ao organismo, porém, os efeitos colaterais sistêmicos e bucais são inevitáveis. Por este motivo a profissional indica. "Todas as medicações devem ser cuidadosamente prescritas por profissionais especializados e em momento algum seu uso deve ser por automedicação". É importante o conhecimento de sua composição farmacológica e formas de atuação no organismo para que estes efeitos sejam minimizados e até mesmo prevenidos.