É normal e pode acontecer com qualquer um: quebrar um dente. Apesar de todo cuidado que se possa ter, todos estão sujeitos a acidentes. Mas fique tranquilo, a odontologia tem os cuidados certos para resolver o problema através da Dentística Restauradora. "É a área que recupera a forma e a função dos dentes afetados seja por uma por cárie ou trauma, como um dente que quebrou", explica o especialista Victor Hugo Werner Baggio. O Sorrisologia conta o que a restauração pode fazer para salvar seu dente. E mais! Confira um antes e depois desse procedimento.

"Quebrei o dente. E agora?"

Se você passou pela situação desconfortável de quebrar um dente, uma das primeiras coisas a se fazer é guardar o pedaço de dente quebrado, quando possível. Compressas com gelo e uso de gaze no local afetado podem aliviar inchaço ou dor e conter sangramento. No consultório, o profissional vai avaliar a melhor forma de corrigir o problema. Mas se você perdeu o pedaço de dente quebrado, existem outras formas de resolver, como explica Baggio.

"O material para restauração desse dente dependerá muito da quantidade de estrutura perdida. Mas pode ser restauração direta (feita pelo dentista no momento da consulta) e a indireta, a qual moldamos o paciente e encaminhamos o material para um laboratório de prótese dental para ser feito parte ou peça inteira do dente quebrado".

Dicas importantes

Se você precisa de um tratamento de restauração, seja qual for o motivo, Victor aconselha procurar um profissional qualificado e avaliar o cuidado com a limpeza do consultório, higienização e esterilização do material que será usado em você. Peça também ao profissional para explicar o seu problema de forma clara. Assim ele poderá lhe oferecer outras opções para sua necessidade. "E por fim, não cometa o erro de procurar um profissional priorizando apenas a questão financeira. Desconfie dos valores muito baixos, pois isso interfere diretamente na qualidade do tratamento", ressaltou.

O que acontece se eu não realizar a restauração?

Além de um dente a menos ou um dente pela metade na boca, que pode ser bem chato, existem outras complicações, como dores cada vez mais frequentes e intensas. Se o problema tiver sido causado pela cárie, por exemplo, ela pode se estender e atingir a polpa do dente, sendo necessário realizar um tratamento de canal o quanto antes. Aí já viu o tamanho do problema que você terá que encarar, né? Poupe seu sorriso desses problemas.

Higiene bucal todos os dias

Tendo ou não um dente quebrado seus cuidados bucais devem permanecer. O profissional recomenda consultar o seu dentista com frequência e manter uma alimentação saudável evitando açúcares e carboidratos. "Os dentes de leite merecem atenção especial, pois além de serem a base para a dentição permanente, nesse período a criança aprende os cuidados e manutenção da sua saúde futura", indica.

E claro, aquela escovação diária com o uso de fio dental não pode faltar. Escolha uma escova dental que traga mais benefícios para a sua limpeza, além de cerdas macias para proteger seus dentes com carinho, ela remove a placa, mantendo as gengivas fortes e saudáveis além de remover as manchas superficiais dos dentes, dentre outros cuidados.