Podemos não perceber, mas todos os alimentos que consumimos estão ligados à saúde bucal. A cárie é um dos problemas que mais atinge a população, principalmente as crianças. A doença é comumente atrelada à ingestão de doces. No entanto, eles não são os únicos culpados. Existem alimentos que parecem ser inofensivos e, na verdade, são prejudiciais aos dentes. O dentista Marcelo Siqueira explica como os alimentos salgados também podem causar cáries.

Alimentos salgados causam cáries?

O dentista confirma que os alimentos salgados também podem prejudicar a saúde bucal. Diversos especialistas apontam que o excesso de carboidratos na dieta podem simbolizar a principal causa de problemas dentários. “Os alimentos podem possuir carboidratos, que se transformam em açúcares e também causam cáries,” explica Marcelo. Os grandes causadores dessa doença são denominados como cariogênicos, ou seja, alimentos que são ricos em sacarose, possuem base de amido ou carboidratos. Eles costumam deixar restos na boca, o que serve de alimento para as bactérias e que aderem aos dentes, aumentando a acidez. Esses fatores proporcionam um ambiente para o aparecimento das cáries.

Quais alimentos salgados podem causar cáries?

Assim como explica o ortodontista, todos os alimentos salgados que possuem carboidratos em sua estrutura podem trazer riscos à saúde bucal. Não é necessário que evite ou retire esse tipo de alimentação, apenas recomenda-se que seja feito um consumo de forma moderada, baseado em uma dieta saudável e equilibrada. Os alimentos abundantes em carboidratos são ricos em amido e composto mais simples que são facilmente convertidos como possíveis causas para a cárie. Alguns exemplos são massas, pães, batata, arroz e salgadinhos.

Há formas de prevenir esse cenário

Assim como diversas doenças bucais, uma prevenção eficaz é através da higienização correta. “A escovação e o uso do fio dental são as maiores armas na prevenção das cáries”, ressalta o dentista. Além disso, a redução da quantidade de açúcar na dieta é recomendável. Assim como evitar alimentos e bebidas com alta taxa de sacarose, um consumo superior a quatro vezes ao dia é contraindicado. A aplicação de flúor contribui para proteger e reparar o dentes. Vale ressaltar a importância em manter consultas regulares ao dentista, para que ele acompanhe sua saúde bucal e indique os tratamentos corretos para o seu caso.