Muita gente quando descobre que vai usar aparelho ortodôntico, logo fica preocupada, pois sabe que muita coisa vai precisar mudar na sua alimentação. Não significa que você nunca mais vai comer isso ou aquilo, seria até torturante. Entretanto, é preciso conhecer quais são os alimentos que podem ser prejudiciais ao uso do seu aparelho e, claro, evitá-los o máximo possível. Pense da seguinte forma: quanto mais cuidadoso você for, mais rápido você passa pelo tratamento ortodôntico e estará livre para voltar a comer as coisas que você tanto gosta. Mas, quando não for possível resistir, é preciso cuidado não só na mastigação, como na higienização em seguida.

Alimento duros

Têm pessoas que adoram uma comida mais crocante, né? Aquele sonoro "crec" ao mastigá-los dá ainda mais gosto. Mas, o problema é que esses alimentos podem ser inimigos dos aparelhos dentários podendo descolar o braquete, danificar ou quebrar outras partes. Balas, torresmo, nozes, castanhas, pé de moleque e pipoca são alguns exemplos que se encaixam nessa categoria.

Alimentos pegajosos

Aqui são alimentos que grudam, daqueles que deixam seu aparelho todo sujo e, ainda, dificultam sua higienização. E se não for devidamente eliminado na escovação, podem ficar alojados nos dentes e produzir a temível placa bacteriana. Chiclete, jujubas, caramelos e pirulitos podem fazer essa bagunça nos seus dentes. Fique ligado e preserve seu sorriso.

Alimentos grandes

O problema aqui é o tamanho dos alimentos mesmo. Para pessoas que usam aparelho ortodôntico, é recomendado não morder uma fruta diretamente no seu formato normal e, sim, cortar em pedaços menores. Dessa forma você facilita a mastigação, além de não correr o risco de soltar o fio ortodôntico ou danificar as peças do aparelho.

A escovação do jeito certo

A escova interdental é a salvação para pessoas com aparelho ortodôntico. Elas possuem um formato vertical que facilita na remoção da placa e resíduos que ficam presos no bráquete e ao redor dele. Outra escova importante nessas horas é a escova ortodôntica, ideal para quem usa o acessório já que as cerdas com corte em “V” limpam ao redor de aparelhos ortodônticos. O passador de fio também é um importante acessório que entra no lugar do fio dental tradicional, agilizando e facilitando a limpeza dos dentes e do aparelho.