Os pais sabem o que é melhor para os seus filhos, principalmente quando o assunto é higiene bucal. Este hábito começa a ser inserido muito cedo, quando o paciente ainda é um bebê. A partir daí, o uso da dedeira é recomendado, mas após um certo tempo, os responsáveis já podem apresentar outras ferramentas de higiene à criança, como a escova de dente, o fio e, claro, o creme dental. Mas a partir de qual idade o pequeno já pode usar este produto? A odontopediatra Camila Almeida responde.

Esclarecendo o assunto

O creme dental tem o papel de prevenir o sorriso de todas as doenças causadas pelo acúmulo da placa bacteriana. Portanto, assim que surgirem os primeiros dentes de leite, que acontece por volta dos seis meses de idade, os pais já podem implementar o produto na higiene do seu filho. “Dessa forma, tornamos a escovação do bebê mais prazerosa, iniciando-o nesse hábito e evitando assim o surgimento das cáries”, garante a dentista.

Creme dental infantil ou adulto?

Camila afirma que da mesma forma que usamos sabonetes e shampoos infantis para a pele e cabelos dos bebês, também precisamos utilizar produtos para higiene oral compatíveis com a idade deles. Os cremes dentais para crianças têm seus componentes químicos dosados para não afetar a flora da cavidade oral da criança. "Como elas ainda não possuem o reflexo de cuspir desenvolvido, o percentual de flúor utilizado é reduzido ou até mesmo substituído pelo xilitol, também muito eficaz no combate às cáries”, esclarece.

Como acrescentar o produto na higiene bucal da criança?

Quando os primeiros dentinhos começarem a nascer, mesmo que sejam apenas dois superiores ou inferiores, os pais precisam escová-los após cada refeição ou amamentação para evitar o risco de cáries. Mas não faça isso sozinho. É importante ter o auxílio de um especialista na hora de escolher o produto ideal para o seu filho. Consulte sempre um profissional antes de adquirir qualquer ferramenta de higiene.

Proteja o sorriso do seu filho da fluorose

Além disso, também é importante destacar a quantidade de creme dental a ser utilizada para prevenir problemas, como a fluorose dentária, que é o manchamento dos dentes permanentes devido ao excesso de ingestão de flúor. A dentista explica como fazer. "O ideal é que se coloque o creme do tamanho de um grão de arroz cru. Se for utilizado corretamente, seu filho não corre risco de ter cáries e também não apresentará essas manchinhas", assegura.