O tratamento com aparelhos fixos tende a criar alguns obstáculos para a higiene bucal. Com tantos fios de metal e braquetes sobre os dentes, uma escova de dentes normal não consegue dar conta de realizar uma limpeza eficaz para o sorriso ortodôntico. Ainda bem que para esses casos existem duas escovas experts no assunto: ortodôntica e interdental. Mas você sabe pra que cada uma serve? O Sorrisologia e o ortodontista Flávio Cotrim mostram as diferenças e utilidades dessas duas ferramentas.

Escova ortodôntica x escova interdental

Diferente do que muitos pensam, as ferramentas de higiene bucal não são tudo a mesma coisa. Você sabia que cada escova tem uma função específica? E o que determina o uso de uma em detrimento da outra são as suas necessidades bucais? Assim acontece com as escovas ortodôntica e interdental. Segundo Flávio, ambas praticam diferentes funções, porém, com o mesmo objetivo: manter o sorriso saudável e longe da sujeira. "A escova ortodôntica tem como função a higienização dos dentes, possuindo uma conformação adequada para adaptação aos braquetes. Já a escova interdental, pelo fato de apresentar cerdas cônicas ou cilíndricas, higieniza melhor aqueles espaços entre os dentes".

A importância das escovas na higiene bucal ortodôntica

O especialista explica que o uso das duas escovas não é necessário para todos os sorrisos. "Nos casos que apresentam grandes espaços entre os dentes, somente a ação conjunta da escova ortodôntica e a escova interdental promovem uma adequada higiene". Já para os pacientes com espaços reduzidos entre os dentes, Flávio diz que a atuação da escova ortodôntica e do fio dental se torna mais eficiente.

Use um fio dental com toque ortodôntico

Apesar dessas escovas serem importantes na higiene ortodôntica, o uso do fio dental também se torna necessário. O fio dental Superfloss tem o poder único de remover a placa bacteriana dos sorrisos ortodônticos ou, até mesmo, daqueles pacientes que possuem implantes. Com uma rede de fibras esponjosa ele limpa de forma eficaz as superfícies entre os dentes e perto da linha da gengiva. Tudo para você ficar longe do tártaro e ter um sorriso mais saudável. Os kits de higiene bucal exclusivamente ortodônticos possuem todas as ferramentas ideias para auxiliar na sua limpeza de todos os dias. Converse com seu dentista para uma recomendação e comprove os efeitos no seu sorriso.