O uso do aparelho ortodôntico está ligado à correção da posição dos dentes. Geralmente, os fixos são indicados para pacientes que necessitam de uma movimentação maior, tridimensionalmente. O tipo mais comum utilizado é de cor metálica, mas há outros, como o transparente por exemplo. No caso dos metalizados, é preciso usar as famosas borrachinhas coloridas. Entretanto, será que a cor delas pode trazer problemas no trabalho? O Sorrisologia veio explicar mais sobre esse item e dar dicas para você.

A função das borrachinhas do aparelho

Os elásticos do aparelho possuem diferentes tipos, espessuras e tamanhos diferentes. Cada um deles tem uma finalidade específica, como por exemplo corrigir a mordida e fechar espaços entre os dentes. Pensando nisso, a borrachinha do aparelho ortodôntico não está ali apenas para colorir o sorriso do paciente. Apesar do toque de cor aos dentes metalizados, a função dos elásticos é prender o fio ortodôntico, fazendo com que este não saia do lugar. O braquete do aparelho junto ao fio são de suma importância para o tratamento. Eles são responsáveis pela movimentação dos dentes, através da força e direção empregada pelo dentista.

As cores para o trabalho

As borrachinhas coloridas são caracterizadas por sua finura e aplicação ao redor dos braquetes. A paleta de cores é bastante variada, podendo contar com mais de 40 opções. A escolha fica totalmente a critério do paciente. Entretanto, se você está preocupado com o sorriso no dia a dia de trabalho, principalmente se o ambiente for mais formal, uma dica é escolher opções mais escuras, como o azul marinho ou roxo, por serem mais discretas. As tonalidades mais claras também são boas opções, mas é preciso maior cuidado com a alimentação, já que bebidas com corantes, como o vinho, e comidas condimentadas podem provocar manchas. Por isso, tenha a atenção redobrada!

Os cuidados com as borrachinhas no seu dia a dia

Não é preciso preocupar-se com a cor de suas borrachinhas. Assim como comentado anteriormente, a escolha fica nas suas mãos. Por isso, opte por aquela que você se sente mais à vontade. Porém, mais importante do que a escolha da cor é a manutenção e os cuidados que você tem com a estrutura do seu aparelho no seu dia. Se você for em algum almoço ou jantar de trabalho, a única dica é checar a limpeza do aparelho após comer, por precaução. Além disso, vale ressaltar os cuidados com o uso errado das multicoloridas, as de diferentes tamanhos e tipos, como estrelas e naipes de cartas. Durante um tempo, tornou-se moda utilizá-las, sendo trocadas aleatoriamente ou sem prescrição do dentista, o que podia vir a provocar movimentos excessivos e até a perda do dente.

A hora de trocar as borrachinhas

A troca das borrachinhas do aparelho deve ser feita uma vez por mês. Assim como esta, em qualquer uso de elásticos nos dentes somente o dentista é indicado para fazer a troca. Se alguma outra pessoa fizer a substituição, pode acontecer de maneira incorreta e atrapalhar o tratamento ortodôntico. O profissional sabe qual é a força limite que deve aplicar no movimento, o que não provocará danos irreversíveis à saúde bucal.