Estar com um sorriso bonito e saudável é desejado por grande parte das pessoas. Além de aumentar a autoestima, ele é um fator positivo para o funcionamento do seu corpo. “A pessoa que cuida dos dentes se alimenta melhor, não tem problemas com a mordida - evitando alguns desconfortos como dores de cabeça - nem dificuldades para falar ou mastigar os alimentos”, comenta o dentista Djalma Faria. O Sorrisologia conversou mais com o profissional sobre esse assunto. Saiba como os cuidados com sua saúde bucal podem motivá-lo!

Entenda a importância de cuidar da saúde bucal

Diferente do que muitos pensam, os dentes brancos não são os únicos indicadores de que sua boca está saudável. “Dentes livres de fraturas, resíduos de alimentos, não ter mau hálito, nem sensibilidade, dor e gengiva sem sangramento são sinais de saúde bucal em dia”, ressalta o odontologista. E ainda, aumentam a autoestima e sociabilidade. Além disso, descuidos com essa área do corpo não significam apenas um problema estético. Destacado por Djalma, a periodontite, por exemplo, pode acarretar doenças no coração e pulmões.

Os cuidados com a saúde bucal podem motivar você

Não importa sua idade, todos os pacientes, das mais diferentes faixas etárias, precisam cuidar da saúde bucal. Pensando nisso, não deixe para ir a consulta apenas quando um incômodo ou dor aparecer. “Fazer um check-up a cada seis meses para ver se está tudo certo também é muito importante”, indica o dentista. E não deixar de lado os cuidados básicos no dia a dia, como escovar os dentes, com uma escova de cerdas macias, creme dental com flúor e passar o fio dental.

Pensando na sua saúde bucal, você acaba motivada a melhorar outros aspectos da sua vida. “Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições, também colabora com a saúde bucal”, indica Djalma. Lembrando que essa é uma dica válida igualmente para a saúde do nosso corpo. Vale ficar atento ao consumo de alimentos ricos em cálcio, em especial com o avanço da idade, para ajudar a retardar o processo de perda óssea.

Os descuidos com a higiene bucal também prejudicam a sua vida

Assim como ressalta o profissional, a saúde bucal não é apenas ter um sorriso bonito, mas manter o corpo saudável. “Sabemos que as consequências sociais de ter um hálito desagradável são enormes, é um sintoma que provoca baixa autoestima, insegurança nas relações interpessoais e vários outros problemas”, comenta ele.

E quadros como esse são consequências da falta de higiene bucal. Pacientes que não cuidam dessa limpeza diária ainda podem vir a ter complicações cardíacas. “A gengivite provoca a proliferação de bactérias na gengiva inflamada e pode se expandir para o sangue, caindo nas veias e artérias e chegando ao coração”, explica o dentista. Outra possível consequência é a perda dentária, que afeta sua mastigação, deglutição e fala. Por isso, compreende-se a importância de seguir com os cuidados com a sua cavidade bucal como uma maneira eficaz de evitar problemas futuros como esses.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104