Você já ouviu falar de fluoreto de estanho? O elemento, talvez pouco conhecido de nome, mas muito presente em tratamento bucais, contribui de diversas formas, incluindo no clareamento dental. O flúor, como já é muito conhecido, é essencial para manter a saúde bucal em dia, com sua atuação na proteção de cáries e desmineralização dos dentes. O fluoreto, portanto, seria esse mesmo flúor com uma fórmula ainda mais potente e com mais benefícios à saúde bucal. Entenda mais sobre ele com as explicações da dentista Kalina Diniz.

O que é fluoreto?

O fluoreto de estanho é um composto essencial para os tratamentos bucais. Segundo a profissional, o fluoreto é a denominação dada à forma iônica do elemento flúor, aquele que você já deve conhecer de outros procedimentos no consultório. É comum que o flúor seja usado para reduzir a progressão de cáries e proteger o esmalte dos dentes. “Os níveis de flúor encontrado na água e nos alimentos são, geralmente, insuficiente para auxiliar na remineralização, por isso suplementos como fluoração de água e as aplicações tópicas são importantes”, destaca Kalina.

Saiba o poder do fluoreto de estanho nos tratamentos bucais

O fluoreto de estanho faz muito mais pela sua saúde bucal do que você possa imaginar. “Ele ajuda na remineralização dos dentes, os quais foram afetados por bactérias e ácidos desmineralizando o esmalte, causando a sua deterioração”, explica a especialista. Assim, é possível entender a lista de inúmeras ações dessa composição, como suas funções bacteriostática e bactericida. E ainda contribuem para o clareamento.

“Estes produtos, contendo o flúor na sua composição, têm a função de minimizar o desconforto que possa surgir após o clareamento, agindo como dessensibilizante”, esclarece Kalina. Além disso, para agir diariamente na sua cavidade bucal, os dentistas indicam o uso de creme dental com flúor em sua composição, para atuar na maior proteção.

Fluoreto de estanho contribui para o clareamento?

A dentista explica que o fluoreto não possui a função de clarear os dentes, mas contribui nesse processo. De acordo com a dentista, os produtos com fluoreto na composição são indicados para usar após o procedimento de clareamento dental. “O flúor vem associado ao nitrato de potássio, os quais atenuam os efeitos colaterais do clareamento, que é a sensibilidade”, orienta a profissional. A partir da função de dessensibilizante, os produtos com fluoreto ajudam o paciente a driblar o desconforto da sensibilidade dentária, pois ele fecha os poros da dentina, que é o que causa a sensibilidade dos dentes após um clareamento.