Comer chocolate, beber água gelada ou tomar um suco de limão são algumas circunstâncias comuns para muita gente. Entretanto, existe um grupo de pessoas que não se dá tão bem nesses casos: aquele que sofre de sensibilidade dentária. O problema é chato e afeta diretamente o dia a dia de quem o tem, transformando muitas vezes alguns prazeres em momentos desagradáveis. Reunimos 6 situações que só quem tem dentes sensíveis já passou.

1- Comer doces nem sempre é agradável

O que para muitos é um prazer, consumir doces para quem tem sensibilidade nos dentes pode ser uma tortura. Saborear aquele chocolate depois do almoço é de lei para muita gente, entretanto, quem possui dentes sensíveis dificilmente o fará sem sentir dor. Imagina que difícil é a vida para quem tem esse problema, pois precisa evitar de comer até o bolo do próprio aniversário. Chato, né?

2- Dar uma mordida no picolé: nem pensar

Nada como um picolé de fruta quando chega o verão. O sorvete em formato de palito é delicioso quando está muito calor. Porém, as pessoas que sofrem de sensibilidade nos dentes nem imaginam em mordê-lo. Só de pensar no choque que sentiriam dói até no cérebro.

3- Beber água gelada não é refrescante

O dia pode estar dos mais quentes, mas ao ver o copo de água suado de tão gelado os dentes já doem. Quem sofre de sensibilidade costuma beber água sempre em temperatura ambiente. Refrigerante cheio de gelo? Nem pensar!

4- Consumir alimentos ácidos pode ser uma má ideia

Além de ser um dos mais fáceis de fazer, tomar um suco cítrico sempre é refrescante. Mas não para todos. A pessoa que tem dentes sensíveis certamente já se arrependeu assim que ingeriu um suco de limão. Isso porque os alimentos ácidos causam terríveis dores no sorriso que sofre sensibilidade, pois a acidez tende a acelerar o processo de desmineralização do esmalte do dente. Ou seja, deixa a camada protetora mais frágil, expondo as partes sensíveis. O ácido do refrigerante também é um problema, por isto, muitas pessoas preferem tomar a bebida com a ajuda de um canudo.

5- É difícil sorrir nos dias frios

O inverno chega e agora finalmente você acha que encontrou motivos para sorrir. Ledo engano. O frio é outro agente externo que provoca o desconforto da sensibilidade nos dentes. Ou seja, se você sair de casa pode parecer uma pessoa antipática, já que o vento gelado faz os dentes doerem e, consequentemente, você evitará distribuir sorrisos por aí.

6- Seu creme dental para dentes sensíveis vira o seu melhor amigo

Você cria todo um vínculo com o seu creme dental específico para sensibilidade dentária. Sair de casa sem essa ferramenta de limpeza bucal pode ser um dos piores itens que você poderia esquecer. Afinal, o ideal é fazer todas as higienes orais ao longo do dia com um produto feito para dentes sensíveis. Esses cremes dentais possuem Fluoreto de Estanho (SnF2) em sua composição e ajuda a bloquear os canais ligados aos nervos do dente, impedindo que os alimentos causem dor e sensibilidade.