Produto Relacionado:

Acidentes ou descuidos acontecem. Quando falamos de saúde bucal isso pode causar a queda de algum dente. Apesar de ser uma situação chata não está tudo perdido. O implante dentário pode ser colocado no momento seguinte para devolver a harmonia do sorriso e os resultados são excelentes. No entanto, muitas dúvidas surgem a respeito desse procedimento. O Sorrisologia convidou o implantodontista Sérgio Siqueira para esclarecer tudo que é mito e verdade sobre implantes dentários. Sorria e livre-se das dúvidas.

Colocar implante dói?

Mito. Durante a intervenção o paciente não sente nenhuma dor. Graças ao poder da anestesia, é possível passar por procedimentos cirúrgicos odontológicos de forma tranquila e despreocupada. Entretanto, o profissional ressalta que depois a pessoa é capaz de sentir alguns incômodos por conta da manipulação dos tecidos. "Nos dias seguintes à cirurgia pode ocorrer algum desconforto que normalmente é controlado com uso de analgésicos ou antiinflamatórios".

É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?

Verdade. O que é muito bom e um grande avanço na Odontologia. Sérgio conta que há 25 anos o paciente demorava um bom tempo para concluir um implante dentário. "Uma pessoa que perdesse o dente ficaria 12 meses aguardando a reparação do alvéolo dental. Após esse tempo, o implante então era instalado e esperava mais 6 meses para depois fazer a prótese. Levaria quase 2 anos para reabilitar a área". Imagina conter a ansiedade para isso? Hoje, em casos selecionados, a reabilitação pode ser feita no mesmo dia, com o implante de carga imediata.

Pacientes que não têm osso podem receber implantes?

Verdade. Porém, não de imediato. "Se não existe osso para instalação de implantes em posição ideal, uma cirurgia de enxerto ósseo pode ser recomendada previamente na área em que o implante é indicado". É importante que o intervalo entre a colocação de enxerto e o implante seja respeitado. "Cada material de enxertia tem um tempo ideal de incorporação pelo corpo para em seguida receber o implante".

Os implantes podem rejeitar?

Mito. Não existe rejeição de implante pelo organismo. "O corpo humano rejeita células estranhas, como em um transplante. O implante dental é um corpo inerte que o organismo aceita", explica o especialista. O que pode acontecer em caso de falha após a cirurgia é uma contaminação ou infecção. Mas você pode evitar isso escolhendo um profissional qualificado para realizar o procedimento. Fique atento e informe-se!

Qualquer pessoa pode fazer implantes dentários?

Mito. É necessária uma consulta de avaliação inicial para verificar se o espaço entre os dentes, abertura da boca e as condições de saúde geral e bucal estão aptas para o procedimento. O profissional solicita alguns exames de imagem que indicam se o implante se encaixa no osso.

"Parece estranho que onde cabia um dente pode não caber um implante, mas, às vezes, especialmente quando se passou muito tempo com a ausência do dente, pode ter ocorrido reabsorção óssea, o que impede a instalação do implante", conclui. Não perca mais tempo e na falta de um ou mais dentes, verifique o quanto antes a possibilidade de um implante pelo bem do seu sorriso e saúde.