Quem tem dentes sensíveis sabe como é chato evitar de tomar um sorvete ou beber aquele café bem quentinho de manhã. Apesar de ser difícil, controlar essas vontades só protege seus dentes dos choques da sensibilidade. O dentista Rodrigo Araújo conta que tudo que facilita a exposição da dentina aumenta o problema. Isso pode acontecer devido a uma escovação incorreta, retração gengival e até mesmo uma alimentação ácida. Quer ficar longe dessa dor de dente? Evite os hábitos capazes de prejudicar a hipersensibilidade.

5 hábitos que podem causar ou intensificar a sensibilidade dentária

1) Escovar os dentes com excesso de força

2) Usar escovas com cerdas duras

3) Morder objetos, como a ponta da caneta

4) Consumir, em excesso, frutas e outros alimentos cítricos

5) Ingerir isotônicos, refrigerantes e outras bebidas ácidas sem canudo

Como posso reverter essa situação?

É difícil controlar algo que já se tornou automático na sua rotina. Evitar de morder a ponta da caneta quando se está pensando é difícil no primeiro momento. Mas, se você realmente deseja uma mudança de hábito, precisa fazer isso gradativamente. O profissional afirma que adquirir uma dieta saudável e usar produtos de higiene oral de qualidade já é um bom começo. "Ter cuidado em escolher escovas macias e pastas de dente não abrasivas reduz a chance de desgaste dentário e, consequentemente, a sensibilidade". Lembre-se que cada caso é analisado individualmente e a ajuda do dentista é fundamental.

Trate a sensibilidade dentária

Nada de fazer receitas caseiras ou adotar aquela dica que funcionou com seu amigo. Isso pode agravar ainda mais a condição do dente. Pra não ter erro, procure sempre a ajuda de um profissional para tratar a sensibilidade de forma correta e segura. Rodrigo cita algumas técnicas possíveis de tratamento. "Podem ser feitas aplicações de verniz fluoretado, flúor em gel com moldeiras, agentes dessensibilizantes e aplicação de uma camada de adesivo dentinário para restauração". O uso do creme dental para dentes sensíveis também é receitado em alguns casos. Assim você sorri com mais saúde e sem fazer careta por conta da dor de um dente sensível.