O fim do ano se aproxima e com ele as celebrações: Natal e Réveillon. Além de reunir família e amigos, essa época também é marcada pela grande quantidade de comidas e bebidas gostosas. E quem não ama? É normal deixar a dieta de lado para curtir esse período da melhor forma, e não tem nenhum problema nisso! A única coisa que não dá para abrir mão, contudo, é a sua saúde bucal, que pode ser prejudicada por essa alimentação não tão equilibrada. Confira alguns cuidados que você deve ter com seus dentes no fim do ano!

1) Caso você use aparelho, tenha atenção com certos alimentos

Quem faz tratamento ortodôntico sabe que algumas comidas são inimigas do aparelho! Existem certos alimentos que é melhor evitar durante esse processo para alcançar seu sorriso perfeito. No entanto, isso pode se tornar ainda mais complicado nas festas de fim de ano… Nozes e castanhas são muito comuns tanto no Natal quanto no Ano Novo, mas podem ser um problema sério para o seu aparelho. Caso não tenha como resistir, elas precisam ser mastigadas com cuidado e em pedaços pequenos.

2) Rabanada, panetone, chocotone… Não esqueça a higiene bucal depois dos doces!

Para muitas pessoas Natal é sinônimo de comidas boas, e os doces costumam ser um ponto alto nessa lista. Panetone, chocotone, rabanada... fora as sobremesas que toda família tem aquela tia ou avó que manda super bem, né? Chega a dar água na boca só de pensar! Mas na hora de consumi-los, não esqueça que o açúcar é um perigo quando se trata de saúde bucal, porque aumenta as chances de que ocorra a cárie, então não exagere! Mas você não precisa deixar de comê-los, é claro! Afinal, a frequência de consumo de doces é o maior perigo quando se trata da cárie, e as festas de fim de ano são uma ocasião especial! Mas não esqueça de fazer a higiene bucal depois. Isso é essencial para evitar problemas.

3) Invista nas uvas passas, aliadas da higiene bucal

As festas de fim de ano trazem aquela famosa discussão: colocar ou não passas na comida? Muitas pessoas têm implicância com ela, enquanto outras, por outro lado, adoram. Para quem se enquadra nesse segundo grupo, temos uma boa notícia: existem pesquisas que mostram que as uvas passas sem semente são aliadas da higiene bucal. Isso acontece porque elas protegem o dente do acúmulo de placa, além de atuar na prevenção de bactérias que provocam cárie e doenças periodontais. Muito legal, né?

4) Não vá dormir sem escovar os dentes

Nas festas de fim de ano faz parte da tradição ficar acordado até tarde. Seja na virada do ano ou na ceia de Natal, costumamos ir dormir mais tarde, e é normal estar cansado depois de tanto celebrar. Quando a noite termina, se jogar direto na cama e dormir pode ser uma tentação. Mas não se deixe levar pela preguiça! Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, o que aumenta a chance das bactérias se proliferarem. Ou seja: as chances de cárie, problemas gengivais e mau hálito são enormes!

5) Não exagere no vinho!

O vinho é uma bebida clássica durante as comemorações natalinas. Além de saboroso, ele traz até mesmo alguns benefícios para a saúde, mas é preciso ter atenção quando se trata de saúde bucal. Por causa da sua coloração, o vinho tinto se consumido em excesso pode manchar os dentes. Atenção redobradas, inclusive, para quem está realizado clareamento dental, ok? Além disso, tanto o vinho quando o champanhe e outras bebidas alcoólicas podem provocar a erosão dentária. Mas calma, isso não é um problema que vai acontecer se você beber uma tacinha ou outra, apenas se esse for um hábito em exagero na sua vida!