Seu dentista indicou e você vai precisar usar aparelho ortodôntico. Você até tentou adiar por alguns anos, só que seus dentes acabaram entortando ainda mais. O medo foi o maior motivo que te fez deixar para depois. Muita gente falou que é um tratamento demorado e que quem usa o acessório quase não pode comer quase nada. Mas engana-se quem pensa dessa maneira. O tempo do aparelho vai depender do cuidado que o paciente tem com o sorriso e a alimentação precisa de alguns cuidados, evitando alimentos duros e crocantes. Para facilitar o cardápio, separamos algumas comidinhas ideais para tornar o tratamento mais tranquilo.

1) Uma sopinha sempre cai bem

Quem acabou de colocar aparelho ortodôntico tem uma certa dificuldade para comer nos primeiros dias. Os alimentos costumam grudar bastante nos ferrinhos e mastigar qualquer coisa acaba sendo bem chato. Para amenizar esse cenário, que tal incluir uma sopa no seu cardápio? É uma opção bem prática e saborosa que vai tornar suas refeições mais simples até você se acostumar com o acessório. 

2) Prefira frutas cortadas  

Para não correr o risco de quebrar as estruturas do aparelho, prefira comer as frutas bem cortadas - morder uma maçã inteira pode ser um problema. Escolha opções menos crocantes e mais macias, como banana, kiwi, melancia e mamão no início do tratamento para não sentir nenhum desconforto ao mastigar. Depois de alguns dias já é possível comer aquelas com casca sem preocupações. 

3) Legumes cozidos ou amassados

Eles fazem um bem para o sorriso e organismo. Os legumes são opções excelentes e nutritivas para quem está nos primeiros dias do tratamento ortodôntico. Porém, precisam ser consumidos, de preferência, cozidos ou amassados, como um purê de abóbora. Use sua criatividade culinária e aprenda a variar seu menu todos os dias. 

4) Sorvete é uma boa pedida

É possível ter uma dieta ortodôntica gostosa com sorvete. Ele é muito indicado pelos dentistas em alguns tratamentos, como após uma extração de dente, e está liberado para todos que usam aparelho. Só tenha cuidado com aqueles que têm biscoitos, amendoim ou algum ingrediente crocante no meio. Você pode morder e quebrar, sem querer, um bráquete. 

5) Carnes macias e sem osso

Após alguns dias de adaptação, você finalmente conseguiu se acostumar com o aparelho. Agora, já pode incluir alimentos mais consistentes no seu prato, como um peito de frango ou um filé de peixe grelhado. Tente não comer nenhuma carne com osso ou espinha que possa quebrar alguma peça do seu acessório. Pegue leve nas primeiras semanas do tratamento e não deixe de fazer a higiene bucal do jeito que seu ortodontista ensinou.