O famoso fio dental é uma das ferramentas mais importantes para manter uma higiene bucal adequada. Em toda consulta, seu dentista destaca o quanto ele é necessário e você promete que vai passar a utilizá-lo diariamente. Uma semana depois, você já esqueceu ou logo arranja uma desculpa para deixá-lo de lado. Cuidado, isso pode ser um perigo para o seu sorriso! Criamos uma lista com 4 coisas que todo mundo pensa na hora de passar o fio dental e relembramos porque é importante para sua saúde bucal que esse item faça parte da sua rotina.

1) Só uso fio dental quando alguma comida fica presa entre os dentes

Depois de certas refeições, alguns pedacinhos de alimentos ficam grudados no espaço entre os dentes. Esse é o momento em que o fio dental mais costuma ser lembrado. No entanto, esse utensílio não tem apenas a função de nos livrar do mico de ser pego com uma sujeirinha entre os dentes. Além de retirar esses restos, ele também é responsável por remover a placa bacteriana que, muitas das vezes, nem enxergamos naturalmente no espelho. Ao eliminar essa placa, diminuímos as chances de desenvolver problemas gengivais.

2) Não gosto de usar porque machuca minha gengiva

Depois de algum tempo sem o fio, você resolve finalmente utilizá-lo. Logo na primeira passada sente uma dorzinha chata te incomodando. Não é motivo para desistir! Uma possibilidade é que você tenha feito muita força, já que não está acostumado. Outra explicação pode ser que alguma doença gengival já tenha se instalado, por isso o ideal é agendar logo uma consulta com seu dentista. Fique de olho! Nesse caso, o uso do fio dental se torna ainda mais necessário.

3) Passar fio dental demora muito, é mais fácil apenas escovar

Por mais que seja um processo chatinho, o uso do fio dental não pode ser substituído pela escovação. Você pode tentar se convencer de que apenas com o uso correto da escova seu sorriso vai estar a salvo de problemas, mas isso pode não ser verdade. O fio dental consegue alcançar lugares que a escova não atinge, por isso é essencial para manter sua boca saudável.

4) Meus dentes são muito juntos, não consigo encaixar o fio

Se você tem os dentes muito juntinhos, o uso do fio pode se tornar mais difícil. Tentar colocar muita força na hora da sua aplicação não é o mais indicado, porque você pode acabar machucando a gengiva e o fio acabar se desfazendo. Essa situação não significa que você deva deixar de lado seu uso, ele continua sendo indispensável! Felizmente, existe um tipo de fio mais indicado para pessoas com a arcada mais junta. Esse modelo é mais fino e achatado, além de ter maior resistência para não desfiar.

Esqueça esses pensamentos e adote o fio na sua rotina

Sem desculpas! Mesmo que na hora de passar dê uma certa preguiça, o fio dental não pode ser esquecido. Usá-lo uma vez ao dia é o suficiente para manter uma saúde bucal adequada, de preferência após a última refeição do dia. Com esse hábito, o fio auxilia na prevenção contra doenças gengivais, retração da gengiva e até mesmo cárie entre os dentes. E agora, que tal deixar esses pensamentos de lado e passar a praticar uma higiene bucal completa?