A pressa, o estresse e a falta de tempo. Será que alguma dessas situações vêm atrapalhando a sua higiene bucal? Você pode não perceber, mas existem atitudes que, por mais inocentes que pareçam, são capazes de afetar a sua saúde bucal. É importante lembrar que escovar os dentes não é apenas uma questão de estética, para deixar seu sorriso branco e bonito, mas também para manter seu cartão de visitas saudável e longe das doenças bucais. Para te ajudar nessa missão, o Sorrisologia separou 3 comportamentos que podem comprometer o bem-estar da sua boca. Fique atento!

Escovar os dentes durante o banho

Você tem o costume de escovar os dentes no chuveiro? Isso pode ser um problema para o seu sorriso. Essa atitude poupa bastante tempo na sua rotina, mas, por outro lado, acaba comprometendo sua saúde bucal. Quando você realiza este hábito no banho, muitas vezes não sabe se está escovando de forma correta e com todos os movimentos necessários. Além disso, é normal que se pule algumas etapas no banho, como o uso do fio dental. Um espelho é muito importante nessa hora para te ajudar a ter uma visão mais ampla do que está fazendo. Por isso, aprenda a dividir esses dois rituais de limpeza. Tome aquela chuveirada e logo em seguida faça sua higiene bucal.

Fazer a higiene bucal com pressa

Tudo o que você precisa são de apenas dois minutos em frente ao espelho. Esse é o tempo ideal para se praticar uma boa escovação. Quando escovamos os dentes com rapidez, esquecemos de limpar muitas partes importantes da boca, como a língua, os molares e a parte traseira do sorriso. Fazer uma higiene bucal muito rápida não é sinônimo de eficiência.

A pressa pode deixar seus dentes com restos de placa bacteriana e causar uma série de doenças bucais, como a cárie, gengivite e o tártaro. Sem falar que você não consegue usar o fio dental direito. “Ele deve ser passado com calma entre todos os dentes para limpar a região interdental”, indica o dentista Leonardo Costa. Faça todas as etapas da higiene com tranquilidade sem esquecer de finalizar com o enxaguante bucal.

Não ter atenção à escovação

Você presta atenção em tudo que faz? É normal ficar distraído em alguns momentos, mas quando se trata de higiene bucal o que mais exige neste hábito é concentração. Por isso, o Sorrisologia e vários dentistas indicam: foque na limpeza. Saia do modo automático, concentre-se nos movimentos que estão sendo feitos e deixe para pensar em outras coisas depois. Como o tempo ideal de limpeza é de dois minutos, que tal fazer de forma bem caprichada? Além disso, a falta de atenção também pode refletir no esquecimento da higiene ao longo do dia. Não deixe que estas situações prejudiquem sua saúde bucal.